Fale Conosco

8 de julho de 2015

Governo reúne gestores municipais e regionais para discutir estratégias de saúde do trabalhador



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), reúne nesta quarta-feira (8) representantes da Coordenação Nacional de Saúde do Trabalhador, secretários municipais de saúde de João Pessoa, Campina Grande e Patos, além de coordenadores e técnicos dos Centros de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerests Regionais). O objetivo do encontro, que acontece a partir das 14h, na sede do Cerest-PB, no bairro de Jaguaribe, na Capital, e segue até sexta-feira (10), é repassar uma agenda estratégica com diretrizes, metas e ações para todos os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador na Paraíba.

“Recentemente, em Brasília, houve um encontro com a Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador (CGSAT) e foi definido que todos os Estados da Federação receberiam a visita da CGSAT a fim de reunir os Cerests Regionais. Através da reunião com estes gestores, passaremos metas e indicadores para melhorar as estratégias relacionadas à saúde do trabalhador na Paraíba”, afirmou a diretora geral do Cerest-PB, Celeida Barros.

Celeida explicou, ainda, que uma espécie de agenda estratégica será posta em pauta durante os encontros e será repassada uma série de compromissos que os Centros de Referência do Estado precisam desenvolver. “Nos dias de evento, vamos fazer um levantamento de ações importantes a serem desenvolvidas pela Paraíba, entre elas, a investigação de óbitos dentro do processo de trabalho, a implantação de protocolos de acompanhamento dos adoecimentos psíquicos causados pelo processo de trabalho e acompanhamento da população exposta a agrotóxicos. Não só a Paraíba, mas todo o Brasil precisa estar atento a estas atividades”, pontuou a diretora geral.

Os representantes dos Cerests locais conduzirão as reuniões, repassando os conhecimentos aos gestores e traçando um levantamento de ações já desenvolvidas pelo Estado, além de estratégias para colocar em prática, mostrando o impacto delas no alcance de metas e indicadores traçados pelo Ministério de Saúde. O evento contará com a presença, também, de representantes da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador (CGSAT).