João Pessoa
Feed de Notícias

Governo reúne gestores dos Pontos de Cultura do Alto Sertão para treinamento

domingo, 12 de julho de 2015 - 16:01 - Fotos: 

Com o objetivo de assessorar os Pontos de Cultura da Paraíba (convênio 421/20017), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), realiza visitas técnicas para orientar os gestores culturais sobre questões contratuais relativas às análises das prestações de contas. Foram assessorados, nessa primeira visita, seis Pontos que trabalham tanto com oficinas de música como também eventos de artes integradas e cultura popular.

O gerente de Identidade Cultural da Secult-PB, Antônio Sobreira, informou que o intuito da visita era resolver dificuldades de cada projeto através de reuniões de trabalho. “As recomendações serviram para agilizar e regularizar pendências das prestações de contas e, assim, favorecer a continuidade dos projetos”, explicou. Também foram avaliadas, segundo ele, as documentações pendentes e as correções adequadas para garantir a realização das etapas seguintes.

As cidades e Pontos de Cultura visitados pela equipe foram: São João do Rio do Peixe, com o Ponto de Cultura “Ser Especial”, gerido pela APAE; Sousa, com os Pontos “Samba, Arte e Cidadania” e “Estação Cultura da Cidade de Sousa”; Vieirópolis, “Vieirocultura”; Catolé do Rocha, “Instituto Cultural Casa do Béradêro” e a cidade de São Bentinho com o Ponto de “Cultura Arte Cidadã”.

Esses Pontos de Cultura trabalham com oficinas de formação, eventos de artes integradas, apresentações teatrais e de cultura popular, funcionando com voluntariado ou através de projetos em patrocínios e/ou parcerias.

Os esforços dos gestores e da equipe da Secult-PB agora têm o intuito de finalizar as prestações de contas e encaminhar as conclusões desses projetos, iniciando assim um novo ciclo de atividades. Os demais convênios receberão o mesmo tipo de assessoria, de tal modo a dissipar dúvidas e agregar mellhorias nos seus desenvolvimentos.

As próximas visitas técnicas vão ocorrer no Cariri Paraibano, nos Pontos de Cultura “Livro em Roda”, na cidade de Prata, e “O Som da Cidadania”, no Congo, durante 29 a 30 de Julho.

Vale salientar que entre os representantes da Secult-PB há uma assessoria jurídica, realizada por Felipe Nóbrega e uma contábil e organizacional, por Ana Carolina Mendes Alves e o próprio Antônio Sobreira. Ao todo, ainda vão ocorrer mais seis visitas na região do Brejo no decorrer do mês agosto

Os Pontos de Cultura são entidades e/ou coletivos culturais certificados pelo Ministério da Cultura, que atuam nas comunidades e territórios sociais de vulnerabilidade. Promovem uma agenda de diálogos e de participação da sociedade, em especial, nos aspectos sociais mais vulneráveis. Ampliam-se também a outros segmentos sociais como juventude urbana, periférica, universitária, jovens artistas, novos arranjos econômicos e produtivos que encontram no fazer cultural uma alternativa de trabalho, vida e inserção social.

Pontos de Cultura

Ponto de Cultura Ser Especial (São João do Rio do Peixe) Gerido pela APAE, atua na cidade com Arte através de oficinas musicais, xilogravura, artesanato, literatura de cordel e informática. Possui ainda atividades na área de produção e exibição audiovisual e, a pouco tempo, construiu o Museu Mesa da Pedra,

Ponto de Cultura Samba, Arte e Cidadania – (Sousa): Trabalha com educação musical, samba, figurinos e adereços da Escola de Samba Águia de Ouro.

Ponto de Cultura Estação Cultura – (Sousa): Desenvolve atividades pautadas na revitalização da Estação de Trem por meio de oficinas de dança, música, teatro, exposição de obras de arte, produção e edições de vídeo.

Ponto de Cultura Vieirocultura – (Vieriópolis – Sousa): é um projeto que atua com formação teatral, oficinas de música, encontros culturais e étnicos e edições de vídeo.

Ponto de Cultura Casa do Beradero – (Catolé do Rocha): é um Ponto de Cultura que se destina prioritariamente à educação musical e apresentações musicais, estúdio de gravação e uma lutieria de instrumentos de corda.

Ponto de Cultura Arte Cidadã  (São Bentinho ) Desenvolve atividades de oficinas de dança, música, teatro, produção e edições de vídeo.