João Pessoa
Feed de Notícias

Governo reúne alunos selecionados no Gira Mundo para providências relacionadas à viagem para o Canadá

terça-feira, 2 de agosto de 2016 - 16:00 - Fotos:  Delmer Rodrigues/Secom PB

A Secretaria de Estado da Educação realizou nesta terça-feira (2), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, reunião com pais, responsáveis e alunos selecionados para o programa de intercâmbio Gira Mundo, promovido pelo Governo do Estado. Além da reunião, os alunos foram à Casa da Cidadania do Manaíra Shopping para retirar documentos necessários à viagem, junto à Polícia Federal. Foram selecionados 50 estudantes da rede estadual de ensino, que passaram por várias etapas de classificação. Eles vão passar cinco meses no Canadá. A reunião contou com as presenças da secretária executiva de Estado de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, e do diretor executivo de Desenvolvimento Escolar, Túlhio Serrano.

Para a secretária Roziane Marinho, esse é um momento importante da preparação para a viagem. “É a hora de tirar dúvidas, acalmar os pais e mostrar que tudo passa por um rigoroso controle pelo Governo do Estado e da empresa contratada para coordenar o intercâmbio”, falou. “A parceria com a Polícia Federal também foi essencial para agilizar a parte burocrática, como a retirada do passaporte”, completou.

Uma das selecionadas foi a estudante da Escola Estadual João Úrsulo, em Pedras de Fogo, Emanuele Lima, de 16 anos. “Estou ansiosa, porque sei que a experiência vai ser muito boa para mim. Conhecer outra cultura, me aprofundar no idioma”, disse ela, que é a filha do meio de seu Manoel Lima dos Santos. Para ele, a oportunidade é ímpar e, apesar da saudade, sabe que o intercâmbio vai ser fundamental para o futuro da filha. “Até minha menina mais nova, de 9 anos, quer ir também e disse que vai se preparar para os próximos”, comentou.

Gira Mundo – Os alunos do Prog
rama Gira Mundo são integrantes de um modelo inovador e singular de educação. Com o intercâmbio, os jovens expandem as oportunidades de ingressar no mercado de trabalho. A seleção incluiu várias etapas, inclusive com o teste TOEIC  (que mede a habilidade dos estrangeiros em se comunicar em inglês, principalmente em ambiente de negócios).

O primeiro colocado foi o aluno Paulo Kennedy Tavares Reis, da Escola Estadual Olivina Olívia Carneiro da Cunha, de João Pessoa. Ele obteve a nota máxima, 180 pontos no teste. Dos 50 selecionados, foram 50% do sexo masculino e 50% do sexo feminino. Os estudantes fizeram teste de seleção, no período de 5 a 7 de julho. Os selecionados embarcam para o Canadá na primeira semana de setembro. Também foram classificados três professores que foram monitores das 20 turmas que obtiveram as três melhores médias.