Fale Conosco

5 de abril de 2016

Governo reúne agricultores familiares em 2ª Conferência de Assistência Técnica e Extensão Rural



Ações que visam o fortalecimento da agricultura familiar e do sistema de extensão rural na Paraíba serão discutidas, nesta quarta (6), quinta (7) e sexta-feira (8), no Garden Hotel, em Campina Grande, durante a 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural, uma realização do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds).

O secretário de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Lenildo Morais, representará o governador Ricardo Coutinho no evento e destacará o esforço do Governo do Estado no fortalecimento da agricultura familiar e nos trabalhos de assistência técnica rural, de modo a melhorar a qualidade de vida das pessoas que trabalham no campo. Para ele, a proposta central da conferência é a discussão de ações que garantam um serviço de assistência técnica e extensão gratuita e de qualidade.

“Estão sendo mobilizados participantes ligados à assistência técnica rural de toda a Paraíba, dos quais muitos representados por mulheres agricultoras”, afirmou a secretária executiva da Seafds, Mali Trevas, que também estará presente no evento.

O delegado do MDA na Paraíba, Gonzaga Júnior, também participará da conferência, que será aberta às 19h desta quarta-feira (6) enfocando temas como a agroecologia e os alimentos saudáveis.

O evento deve reunir 200 pessoas no maior processo de participação social voltado para o público rural no estado, onde 15 territórios realizaram conferências antes da etapa estadual. A mobilização é parte da 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (2ª Cnater), realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds). O evento nacional, marcado para ocorrer de 31 de maio a 3 de junho, em Brasília, deve reunir mil pessoas de todo o Brasil para discutir políticas rurais.

Ao final do processo, a estimativa é de que 40 mil pessoas no Brasil tenham participado, construindo coletivamente o documento que vai nortear as políticas do MDA pelos próximos anos. Da Paraíba, 22 delegados serão eleitos para a nacional.

SERVIÇO:

O que: Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba.

Quando: 6 a 8 de abril de 2016, às 19h (abertura).

Onde: Garden Hotel – Rua Engenheiro José Bezerra, 400, Mirante – Campina Grande/PB.

Informações: www.cnater.gov.br.