Fale Conosco

14 de março de 2012

Governo reúne agricultores familiares em 1ª Conferência Estadual de Ater



Ações que visam o fortalecimento da agricultura familiar e do sistema de extensão rural na Paraíba estão sendo discutidas, nesta quarta (14) e quinta-feira (15), na Espep, durante a 1ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural, uma promoção do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e outros parceiros. Na ocasião, serão escolhidos os 20 delegados paraibanos para a 1ª Conferência Nacional de Assistência Técnica a e Extensão Rural na Agricultura Familiar, entre 23 e 26 de abril, em Brasília.

O secretário da Sedap, Marenilson Batista, representou o governador Ricardo Coutinho no evento e destacou o esforço do Governo do Estado no fortalecimento da agricultura familiar e nos trabalhos de assistência técnica rural, de modo a melhorar a qualidade de vida das pessoas que trabalham no campo. Para ele, que também preside o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), a proposta central da conferência é a discussão de ações que garantam um serviço de assistência técnica e extensão gratuita e de qualidade.

A delegada do MDA na Paraíba, Giucelia Figueiredo, destacou que as parcerias executadas com o Governo do Estado têm propiciado novas ferramentas para o desenvolvimento social da Paraíba. “São atividades geradoras de renda e que garantem a inclusão social”, disse. Ela lembrou que foram realizadas 15 reuniões em diferentes territórios municipais, culminando na conferência estadual.

A Emater Paraíba, empresa vinculada à Sedap, procedeu com a mobilização dos agricultores familiares para participar das conferências nos municípios. Segundo o presidente do órgão, Geovanni Medeiros, o Governo do Estado apoio integralmente a participação do agricultor familiar no Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (Pnae) e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), entre outras ações.

Preparação – Na conferência que acontece na Espep, estão presentes 150 delegados escolhidos nas 15 conferências territoriais ocorridas entre os dias 1º e 12 de março – começaram em Monteiro e foram concluídas em Juru. Foram mobilizados cerca de 1,7 mil participantes ligados à assistência técnica rural de toda a Paraíba,  dos quais 35% representados por mulheres agricultoras.

A partir das chamadas públicas em 2010 e 2011, o MDA destinou à Paraíba R$ 9.686.959,37 para os Territórios da Borborema, Cariri Ocidental, Médio Sertão, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, além de chamas especificas para Mulheres do Semiárido e do Programa Brasil Sem Miséria. Foi destinado para o Território do Curimataú, vencedor da chamada pública posterior, o valor de R$ 946.322,72.