Fale Conosco

31 de outubro de 2011

Governo reúne 113 municípios em encontro sobre alfabetização de jovens e adultos



O Governo do Estado, por meio da Gerência Executiva de Educação de Jovens e Adultos (Geeja), da Secretaria de Estado da Educação, realizou nesta segunda-feira (31) o I Encontro Estadual da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. O evento aconteceu em Alagoa Grande, abrangendo 113 municípios, e contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Afonso Scocuglia. O próximo encontro acontecerá no dia 10 de novembro, no município de Sousa.

O objetivo do encontro, que contou com a participação dos secretários municipais e coordenadores municipais de EJA, foi firmar um compromisso social para melhorar e fortalecer a educação de jovens e adultos no Estado. Além de apresentar a agenda territorial, foram discutidas estratégias que garantam como política pública a oferta de escolarização para jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso a esse direito. Também foi apresentado o Plano Estadual de Educação “Ler, Entender e Fazer”.

As agendas estaduais são instrumentos que consolidam as estratégias para articulação territorial das ações de alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e estão estruturadas em duas dimensões: técnica e de planejamento e controle social.

Fazem parte da Comissão Estadual da Agenda Territorial do Estado da Paraíba representantes do Governo do Estado, secretários municipais, representantes das instituições públicas de ensino superior, do Conselho Estadual de Educação, Sesi, Sesc, MST, Undime e Unesco.