Fale Conosco

29 de abril de 2016

Governo repassa caprinos para agricultores do Projeto Ecoprodutivo



caprino bartolomeu 29 04 270x152 - Governo repassa caprinos para agricultores do Projeto EcoprodutivoAgricultores familiares residentes em dois dos cinco Projetos Ecoprodutivos implantados pelo Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Sedap, receberam reprodutores e matrizes de caprinos e ovinos para o melhoramento genético dos seus rebanhos.

Com a qualidade da genética Emepa-PB, oito reprodutores das raças Boer (dois), Savanna (dois) e Dorper (quatro) foram transferidos para os agricultores familiares do Projeto Ecoprodutivo do Quilombola Pitombeira, no município de Várzea; e de Bartolomeu I, em Bonito de Santa Fé, no Sertão, para otimizar o sistema de produção animal na comunidade.

Também foi selecionado um produtor rural em cada comunidade para entrega de um casal de caprinos da raça Boer.  Desta forma, segundo o presidente da Gestão Unificada Nivaldo Magalhães, o Projeto Ecoprodutivo estimula e valoriza a ovinocaprinocultura no Semiárido paraibano, tendo em vista que as famílias dessas comunidades encontram uma importante fonte de renda nesta atividade, que representa um aporte fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar nas áreas dos assentamentos.

A entrega dos animais às comunidades foi feita pelos técnicos pesquisadores Leonardo Medeiros e Jorge Farias. A Emater realizou a seleção de uma família de produtores que tenha condições de abrigar os animais em sua propriedade, que tenha aptidão para exploração da atividade.

“Com estes animais, será possível iniciar um projeto de melhoramento com alto padrão genético desenvolvido pelos pesquisadores da Emepa”, destacou a coordenadora do Projeto Ecoprodutivo Ivonete Menino.