João Pessoa
Feed de Notícias

Governo reforça segurança na abertura do São João de Campina Grande

sábado, 8 de junho de 2013 - 16:13 - Fotos:  Secom-PB

Um esquema de segurança que contou com 500 policiais militares, 80 policiais civis e 28 homens do Corpo de Bombeiros garantiu a segurança, na noite dessa sexta-feira (7), na abertura do Maior São João do Mundo, na cidade de Campina Grande. No primeiro dia de festa, mais de 100 mil pessoas compareceram ao Parque do Povo, local que sedia o evento.

A estrutura montada para promover a segurança dos foliões contou com 12 viaturas da PM fazendo rondas ao redor da área da festa, principalmente em locais mais escuros, onde foram realizadas abordagens para reprimir a circulação de drogas e armas. Dentro do Parque do Povo, os policiais ficaram espalhados em patrulhas e nos 16 pontos de observação policial, que são estruturas mais elevadas que proporcionam visão mais ampla de toda festa.

Todo movimento foi acompanhado por uma Central de Monitoramento com 68 câmeras que filmam tudo o que acontece nos 42 mil metros quadrados de festa. As ocorrências foram recepcionadas na Delegacia Móvel instalada no parque do povo. Apesar do grande número de pessoas que compareceram ao evento, nenhuma ocorrência de destaque foi registrada.

O próprio comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, fiscalizou a ação do plano operacional de segurança no início dos festejos juninos no Estado. “Temos em nosso Estado este importante evento no mês de junho, na cidade de Campina Grande, que proporciona alegria para as pessoas e faz parte do calendário cultural do Nordeste, do país e também do mundo. Estamos empenhados em promover a segurança das pessoas que vão ao Parque do Povo brincar, os turistas que estão na cidade visitando, sem prejudicar os bairros, onde o policiamento continua normal, principalmente para garantir a ida com segurança dos cidadãos campinenses ao maior evento turístico da cidade”, destacou o comandante da PM.

Lei Seca – Os policiais da 3ª Companhia de Trânsito realizaram, nas áreas próximas ao Parque do Povo, blitzen para fiscalizar se os motoristas estavam dirigindo sob efeito de álcool. Nas ações realizadas da noite da sexta-feira (7) até a madrugada deste sábado (8), foram aplicados 163 testes do bafômetro, que flagraram 15 motoristas dirigindo sob efeito de bebida. Todos foram autuados. Os policiais ainda aplicaram 72 multas por irregularidades na documentação do veículo ou do condutor, apreenderam 16 veículos e 12 carteiras de habilitação. O comandante da 3ª CPTran, capitão Edmilson Castro, adiantou que as ações serão realizadas durante todo período junino. “Nosso objetivo principal é diminuir os acidentes de trânsito e preservar vidas, a partir dessas fiscalizações”, destacou.

Neste sábado (8), 500 policiais vão atuar na segurança das pessoas que vão ao Parque do Povo. O esquema será o mesmo adotado na primeira noite de festa.