Fale Conosco

9 de agosto de 2013

Governo reestrutura informática da Emater e dinamiza atendimento ao agricultor



O Governo do Estado continua com o processo de reestruturação do sistema de informática da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater – PB). Até o final do ano serão entregues aos escritórios da empresa em todo o Estado 198 microcomputadores, 62 notebooks, 17 impressoras e dois servidores.

O objetivo é melhorar as condições de trabalho dos extensionistas rurais e, consequentemente, dinamizar o atendimento aos agricultores familiares, principalmente quanto à elaboração de projetos técnicos de financiamento e acesso às demais políticas públicas do setor.

De acordo com o coordenador de operações da Emater, Jailson Lopes da Penha, de dezembro de 2012 até agora, já foram implantados 98 pontos de acesso à internet banda larga, beneficiando igual número de municípios e de unidades operativas da empresa, integrantes das regiões administrativas de João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Princesa Isabel Pombal, Solânea, Serra Branca, Itabaiana, Itaporanga, Sousa, Picuí, Patos, Catolé do Rocha, Areia e Cajazeiras.

Afora a ampliação da internet, que foi feita com recursos recadados das taxas de elaboração de projetos agropecuários de crédito rural, a aquisição dos equipamentos de informática envolve recursos da ordem de R$ 658.460,00. O montante é proveniente das chamadas públicas, de um leilão de bens ocorrido ano passado na sede da Emater e de convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com o Governo do Estado, por meio da Emater.