Fale Conosco

26 de dezembro de 2013

Governo recebe comenda do MEC pelo fortalecimento na educação



DIEGO NÓBREGA Reconhecimento Frequência do Bolsa Familia PORTAL 270x202 - Governo recebe comenda do MEC pelo fortalecimento na educaçãoA Secretaria de Estado da Educação (SEE) foi contemplada com uma comenda pelo compromisso assumido no fortalecimento da Educação nos dez anos do Programa Bolsa Família. A comenda foi entregue à coordenação estadual do Bolsa Família a Educação durante o VIII Encontro Nacional, em Brasília. Atualmente são acompanhados, na Paraíba, quase 560 mil estudantes dos 223 municípios.

Segundo a gerente de Programas de Avaliação (Proava/SEE), Iara Andrade, o acompanhamento tem o objetivo de saber se essas crianças estão matriculadas e frequentando a escola regularmente. Para melhor funcionamento do programa, a Secretaria da Educação conta com o sistema Presença/MEC, onde a frequência do aluno é monitorada bimestralmente.

A gerente ressaltou a importância do reconhecimento para a Secretaria da Educação. “A comenda veio para fortalecer o trabalho que vem sendo desenvolvido nas 808 escolas da rede estadual. O maior desafio para 2014 é continuar monitorando a matrícula e a presença dos alunos na escola. Para isso, a SEE vai intensificar a aplicação da Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (Ficai) na rede estadual”, disse. A frequência escolar mínima é de 85% para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos e de 75% para adolescentes entre 16 e 17 anos.

DIEGO NÓBREGA Reconhecimento Frequência do Bolsa Familia PORTAL 2 270x202 - Governo recebe comenda do MEC pelo fortalecimento na educaçãoA seleção para o programa é feita com base nas informações registradas pelo município no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda do Brasil. A frequência escolar é um dos requisitos para a manutenção do benefício do Programa Bolsa Família (PBF).