João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza webconferência com estados do Nordeste sobre ações contra o Aedes 

sexta-feira, 8 de abril de 2016 - 17:07 - Fotos: 

Com o objetivo de fazer um balanço das ações de combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus – o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participou, na manhã desta sexta-feira (8), de webconferência com equipes das Salas de Situação dos Estados do Piauí, Pernambuco, Ceará e Maranhão.  Nesta reunião, realizada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), foram repassadas recomendações e direcionamentos adequados às diretrizes nacionais no que diz respeito ao combate ao mosquito e estudo dos agravos causados por ele.

Participaram da reunião representantes da SES (Vigilância Ambiental), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), 1ª Gerência Regional de Saúde e Ministério da Saúde. Segundo o gerente de Vigilância Ambiental da SES, Geraldo Menezes, as webconferências são momentos de avaliação das ações do Governo do Estado, além de proporcionar uma troca de experiências com outros estados. “Nessas reuniões nós apresentamos as ações que têm sido realizadas, ouvimos os outros estados, tiramos dúvidas e trocamos ideias. As webconferências nos proporcionam esse momento de aproximação, de troca de pontos de vista, onde também estamos sempre propondo novas situações ao Ministério da Saúde”, disse.

Durante a reunião desta sexta-feira foram apresentadas as ações realizadas pelos Estados em alusão ao Dia Mundial da Saúde. Geraldo falou sobre as atividades realizadas na Vila Olímpica, escolas e faculdades. “Dia 6, na Vila Olímpica, tivemos a presença de cerca de dois mil alunos da Rede Estadual participando das atividades. Foram realizadas brincadeiras esportivas e educativas, sessões de alongamento, avaliações e orientações nutricionais, além de atividades de prevenção ao Aedes aegypti. Além disso, em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, visitamos as faculdades de João Pessoa. Cerca de 500 voluntários fizeram e continuam fazendo esse trabalho educativo, indo de sala em sala, alcançando assim um público gigantesco na luta contra o Aedes”, explicou Geraldo.

O gerente de Vigilância Ambiental da SES apresentou também ações que terão início ainda esse mês. “É importante dizer que a SES vai preparar aproximadamente 200 soldados que estão entrando na unidade militar do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizada de Bayeux (16º RCMec) para participar de ações na luta contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O treinamento será realizado nos dias 19 e 20 de abril, no próprio RCMec. E essa é apenas só mais uma das várias ações que o Governo do Estado está desenvolvendo, em prol da saúde e bem-estar da população paraibana”, concluiu Geraldo Menezes.