João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza triagem para mutirão de cirurgias de catarata em Mamanguape

sábado, 9 de maio de 2015 - 09:57 - Fotos: 

O Hospital Geral de Mamanguape (HGM) realizou, nesta sexta-feira (8) à tarde, exames nos pacientes que serão operados de catarata, durante mutirão previsto para começar na última semana de maio. Serão 125 procedimentos cirúrgicos. A secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath; a gerente da 1ª Gerência Regional de Saúde, Jassiara Morais, e outras autoridades acompanharam a realização dos exames.

De acordo com a direção do hospital, toda equipe médica está preparada para realizar o mutirão que pretende devolver a qualidade da visão de pessoas que sofriam com os incômodos causados pela catarata, como dificuldades na leitura, no ato de dirigir e até mesmo na identificação das expressões faciais, devido à vista embaçada ou “nublada”.

“Foi reservada sala para triagem e temos toda a estrutura para realizar as cirurgias. O paciente é tratado com muito carinho e atenção pela equipe médica. Até porque a humanização no atendimento é uma das vertentes do Governo do Estado e do hospital”, disse a diretora do HGM, Isis Unfer.

Com a triagem, foi possível saber as necessidades de cada pessoa que será cirurgiada. Aproximadamente 60pessoas com mais de 50 anos foram atendidas durante a ação.“Estamos felizes em realizar os procedimentos para o mutirão de catarata, pois é sabido que a única forma de curar esse problema é através da cirurgia” explica Jassiara.

Catarata – A catarata é um processo de opacificação do cristalino, que é uma lente natural dos olhos localizada atrás da íris. Essa lente (cristalino) é normalmente clara e transparente. Com o aparecimento da catarata, ela se torna opaca e impede a passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho.

O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia, não existindo colírios ou óculos que eliminem a doença. A cirurgia utiliza um laser e facoemulsificação. São feitas incisões no olho para introdução de uma cânula no globo ocular, ligada a um equipamento que aspira e dilui a catarata.