João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza treinamento para aquisição de alimentos da merenda escolar

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011 - 16:09 - Fotos: 
Cerca de 450 diretores e presidentes de comissões de licitação de 227 escolas da 1ª Gerência Regional de Educação com sede em João Pessoa estão sendo capacitados até a próxima quarta-feira (16), pela Secretaria de Estado da Educação, por meio da Gerência Operacional de Assistência ao Estudante. Eles vão conhecer os procedimentos para execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas escolas da rede estadual.

O treinamento foi iniciado com as escolas de João Pessoa e está sendo oferecido para os 25 municípios que compõem a 1ª GRE continuando, a partir de março, para as 11 gerências regionais de Educação. O objetivo é informar sobre a forma de aquisição da alimentação escolar, execução de despesas, cardápio, recebimento nas escolas dos produtos adquiridos através do PNAE, armazenamento dos produtos, higienização, preparação e distribuição da alimentação escolar, bem como a higiene pessoal dos que manipulam os alimentos e a higiene dos hortifrutigranjeiros, prestação de contas e aquisição dos produtos da agricultura familiar.

Para o primeiro mês de aula da rede estadual, a merenda dos alunos está garantida com o saldo do exercício anterior. A Secretaria da Educação informa aos agricultores, associações e cooperativas que podem procurar as escolas estaduais da 1ª GRE para conhecimento da chamada pública destinada à venda de gêneros alimentícios da agricultura familiar. As escolas da rede já estão recebendo os cardápios elaborados por nutricionistas, baseados nos hábitos alimentares de cada região do Estado.

O recurso para aquisição da merenda escolar é repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escolar (FNDE) para a Secretaria da Educação do Estado que, por sua vez, repassa para os Conselhos Escolares para aquisição dos produtos.