Fale Conosco

20 de novembro de 2012

Governo realiza testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais nas populações indígenas



A partir desta quarta-feira (21), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional de DST/Aids e Hepatites Virais, inicia a realização de testes rápidos para diagnóstico de aids, sífilis e hepatites B e C junto às populações indígenas da Paraíba. A ação é realizada em parceria com o Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria Especial da Saúde Indígena.

O serviço será oferecido na terra indígena potiguara, atendendo uma média de 1.500 índios residentes nas aldeias localizadas nos municípios de Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto.

De acordo com a gerente operacional de DST/Aids e Hepatites Virais, Ivoneide Lucena, o trabalho será iniciado pelo município da Baía da Traição.

“Nesta quarta e quinta-feira (21 e 22), os técnicos da SES vão realizar os testes rápidos na população indígena, sexualmente ativa, das aldeias Santa Rita, Cumaru e Lagoa do Mato. Já na próxima semana, de segunda a quinta-feira, o trabalho será realizado nas aldeias do município de Marcação, sempre com o intuito de estimular o diagnóstico precoce da aids, sífilis e hepatites B e C, e assim permitir que os pacientes procurem o tratamento adequado na rede pública de saúde, otimizando a eficácia do mesmo”, explicou.

A iniciativa faz parte da “Campanha Fique Sabendo”, alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1° de dezembro), que também procura orientar acerca das doenças sexualmente transmissíveis, elencando as formas de contágio e, principalmente, os meios de prevenção.

Ivoneide enfatizou ainda o esforço da SES em ampliar o acesso das populações mais vulneráveis, como os índios, quilombolas, ciganos e detentos, ao serviço de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. “A ampliação do serviço é uma meta da Secretaria de Estado da Saúde. Hoje, a Paraíba está em primeiro lugar e é referência no país no que se refere ao cumprimento da proposta de descentralização dos testes rápidos na atenção básica”.

Em novembro, a SES iniciou a implantação de testes rápidos para diagnóstico de aids e sífilis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios da 3ª, 6ª e 11ª Gerências Regionais de Saúde do Estado.

Em 2012, o serviço já foi implantado na atenção básica de 60% dos municípios da Paraíba. A meta, de acordo com a Gerência Operacional das DST/AIDS e Hepatites Virais da SES, é que no ano que vem o serviço esteja disponível nos 223 municípios paraibanos.

Capacitação – Nos últimos dias 12 e 13, a Secretaria de Estado de Saúde promoveu, no Complexo Hospitalar Clementino Fraga, a capacitação de profissionais de saúde já habilitados na realização de testes rápidos para que pudessem atuar, especificamente, junto às populações indígenas.

 

Confira a programação para a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C nas aldeias indígenas:

DATA DIA DA SEMANA ALDEIA MUNICÍPIO
21/11/2012 Quarta-feira Santa Rita Baía da Traição
22/11/2012 Quinta-feira Cumaru Baía da Traição
22/11/2012 Quinta-feira Lagoa do Mato Baía da Traição
26/11/2012 Segunda Estiva Velha Marcação
27/11/2012 Terça-feira Grupiúna Marcação
28/11/2012 Quarta-feira Jacaré de São Domingos Marcação
29/11/2012 Quinta-feira Jacaré de César Marcação
08/12/2012 Sábado São Miguel Baía da Traição
08/12/2012 Sábado Camurupim Marcação
08/12/2012 Sábado Silva de Belém Rio Tinto