Fale Conosco

1 de outubro de 2015

Governo realiza “Simuladão Estadual” para alunos da 3ª série do Ensino Médio



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza nesta quinta (1) e sexta-feira (2) o primeiro “Simuladão Estadual” voltado para alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual de ensino. O simuladão é realizado no mesmo padrão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e englobará os conteúdos desenvolvidos em todas as disciplinas. A avaliação terá 4 horas e meia de duração no primeiro dia e 5 horas e meia no segundo dia por causa da Redação.

De acordo com a secretária executiva de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, essa é uma ação pioneira na rede estadual de ensino, com o objetivo de preparar melhor o aluno para o Enem e ao mesmo tempo motivá-lo para ações sistemáticas de estudo. “A iniciativa favorece também o conhecimento da metodologia aplicada no Exame Nacional e visa contribuir para que o aluno alcance melhores resultados”, completou Roziane.

O Simuladão Estadual é uma ação da secretaria executiva de Gestão Pedagógica, executado pela Gerência Executiva de Ensino Médio da SEE e pelo Pré-Vestibular Social do Governo do Estado da Paraíba (PBVest). O objetivo desta avaliação é promover aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio a vivência na metodologia aplicada nas provas do Enem.

As provas foram elaboradas a partir da matriz curicular do Ensino Médio pela equipe do PBVest, respeitando as habilidades propostas para os estudantes dessa série e etapas de ensino por área de conhecimento, conforme metodologia utilizada no Enem.

Após a realização do simuladão, as provas serão corrigidas pelos professores da escola, a partir do gabarito, que será disponibilizado pela SEE no site do PBVest (www.pbvest.pb.gov.br) a partir do dia 6 de outubro (terça-feira). As notas obtidas em cada componente curricular deverão corresponder a uma nota da avaliação do 3º bimestre.

O resultado de cada escola, por turma e por estudante, deverá ser enviado pelas escolas para a sua Gerência Regional de Educação (GRE) correspondente até o dia 16 de outubro. A GRE consolidará os dados e deverá enviá-los à Gerência Executiva de Ensino Médio da SEE até o dia 23 de outubro.