João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza Simpósio Regional de Tecnologia Educacional e lança Escola Digital da PB

quarta-feira, 8 de junho de 2016 - 18:09 - Fotos:  Delmer Rodrigues

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, realizou, nesta quarta-feira (8), o Simpósio Regional de Tecnologia Educacional: Repensando a Prática Pedagógica, no auditório da faculdade Unipê, em João Pessoa. O objetivo foi debater a tecnologia na educação e os desafios da atualidade. O evento contou com a parceria do Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo e serviu para lançar a Escola Digital da Paraíba, plataforma digital de busca de conteúdos educacionais.

Para a secretária executiva de Administração de Suprimentos e Logística da SEE, Luciane Coutinho, que participou do evento, os jovens já nascem na era da tecnologia e, por isso, é preciso se adequar a essa realidade. “Nós, profissionais da Educação, precisamos desenvolver, em sala de aula, atrativos aliados à tecnologia, porque os alunos vivem isso diariamente”, disse. “A troca de experiências é fundamental, nesse sentido. Somos uma rede e podemos compartilhar as boas iniciativas praticadas nas escolas do Estado”, comentou.

A secretária Executiva de Gestão Pedagógica da SEE, Roziane Marinho Ribeiro, destacou a importância da plataforma Escola Digital Paraíba. “Desde 2011, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, investe na tecnologia educacional, tudo isso com o objetivo de favorecer melhores condições e espaços criativos de ensino e aprendizagem, porque entendemos que não dá mais para pensar a escola da mesma forma que era na época em que nós éramos alunos”, argumentou, afirmando que a escola pública na Paraíba já avançou e vai avançar cada vez mais com o empenho individual de cada professor e o emprenho institucional.

Cristiane Viana, uma das educadoras que participaram do Simpósio Regional de Tecnologia Educacional, acredita que o evento ajudou os profissionais a pensar nas formas de entrar, cada vez mais, no mundo atual do jovem. “Como os alunos já usam os recursos da tecnologia, reforcei os conhecimentos que podem me auxiliar a transformar o processo pedagógico numa ferramenta que incrementa o processo de alfabetização dos estudantes”, ressaltou. “Para se ter ideia da importância de se debater a tecnologia na sala de aula, quando pedimos aos alunos para fazer uma tarefa ou pesquisa no livro, muitos esquecem. Mas, quando pedimos para fazer isso com uso da internet ou outro recurso tecnológico, todos lembram”, complementou.

Escola Digital da Paraíba – Durante o Simpósio Regional de Tecnologia Educacional, foi lançada a Escola Digital, voltada a gestores, professores, alunos e seus familiares. Criada em 2013 pelo Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo, a Escola Digital cobre todas as disciplinas da Educação Básica. A curadoria do projeto, que envolve seleção dos recursos é responsabilidade da TIC Educa, empresa especializada em pesquisar e desenvolver soluções para aulas interativas inovadoras baseadas em recursos tecnológicos e de alta qualidade pedagógica. Agora, em parceria com o Governo do Estado, a iniciativa ganhou adaptações e se transformou em Escola Digital da Paraíba. A plataforma digital vai beneficiar a aproximadamente 350 mil alunos, 15 mil profissionais da educação nas 765 escolas da rede estadual.

A vice-diretora da Escola Estadual Professor Luis Gonzaga Burity, da cidade de Rio Tinto, Eliana Nantes, destacou a utilidade da plataforma “Escola Digital da Paraíba”. “Acredito que essa plataforma irá auxiliar ainda mais o trabalho desenvolvido pelos nossos professores em sala de aula, deixando a aula mais dinâmica, apresentando recursos que farão com que as disciplinas sejam mais atrativas e assim conquistando o aluno cada vez mais”, explicou.