Fale Conosco

26 de março de 2012

Governo realiza seminário sobre segurança em unidades de ressocialização de adolescentes



Nas próximas terça e quarta-feiras (27 e 28), o Governo do Estado, por meio da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac), realiza um seminário para discutir a criação do Plano Estadual de Segurança para as Unidades de Atendimento Socioeducativo de Privação de Liberdade e Semiliberdade.

O projeto deverá ser implantado em todas as unidades responsáveis pelas políticas de ressocialização de adolescentes e jovens infratores, entre elas o Centro Educacional do Jovem (CEJ) e Centro Educacional do Adolescente (CEA). A ideia é integrar ações de segurança que contemplem internos, familiares e todos os profissionais que trabalham diretamente no atendimento socioeducativo no Estado da Paraíba.

O seminário acontecerá no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), localizado na Rua Rodrigues de Aquino, 37, Centro – João Pessoa-PB.

Programação

Terça-feira (27)

8h – Abertura/ Formação da Mesa

Apresentação cultural com adolescentes da Casa Educativa

Abertura do seminário: Cassandra Figueiredo, presidente da Fundac

Palestra I – Segurança Pública: Conceito Ampliado – Harrison Targino, secretário de Estado da Administração Penitenciária-PB

10h30 – Intervalo

Palestra II – Gerenciamento de Crise e Mediação de Conflitos – Profº Dr. Luciano Mariz Maia, procurador regional da República-PB

Discussão dialogada

12h – Almoço

14hPalestra III – Segurança nas Unidades de Internação: Conceito Ampliado – Luiz Carlos Segala de Menezes Junior, coordenador de Segurança e Inteligência do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase-RJ)

15h – Intervalo

Discussão dialogada

17h – Encerramento

 

Quarta-feira (28)

8h – Apresentação cultural com adolescentes da Casa Educativa

Palestra IV – Tipos de Segurança – Luiz Carlos Segala de Menezes Junior

10h30 – Intervalo

Exposição de Experiência Exitosa – Luiz Carlos Segala de Menezes Junior

Discussão dialogada

12h – Almoço

14hPalestra V – Apresentação do Sinase Lei 12.594/12 – Roberto Bassan Peixoto, consultor do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase-RJ)

Debate

15h – Intervalo

Formação de comissão para elaboração do Plano de Segurança nas Unidades Socioeducativas da Fundac

17h – Avaliação e encerramento do encontro