Fale Conosco

24 de abril de 2014

Governo realiza seminário sobre Direitos Humanos e Cidadania nas escolas



Uma escola livre de preconceitos e violência é tema recorrente entre alunos, professores e gestores da educação. A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência Operacional de Integração Escola Comunidade (GOIESC), está oferecendo a toda rede estadual o II Seminário Paraibano em Educação em Direitos Humanos e Cidadania: uma escola sem violência, homofobia e racismo.

O seminário conta com a colaboração dos docentes vinculados ao Núcleo de Direitos Humanos da UFPB e tem duração de oito horas, envolvendo palestras e oficinas abordando temas como “o papel da escola na prevenção e no enfrentamento às violações de direitos dos estudantes”, “prevenção ao bullying no contexto escolar”, “diversidade sexual na escola” e “identidade etnicorracial no contexto escolar”.

A programação já aconteceu no polo de Sapé para professores da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE) e no polo da cidade de Guarabira para docentes da 2ª, 4ª, 12ª e 14ª GREs com sedes em Guarabira, Cuité, Itabaiana e Mamanguape respectivamente.

Todos os municípios serão contemplados, conforme a programação abaixo:

-29/04 – Campina Grande – atendendo aos professores da 3ª GRE com sede na própria cidade;

-08/07 – Sousa – para os professores da 7ª (com sede em Itaporanga), 8ª (Catolé do Rocha), 9ª (Cajazeiras) e 10ª (Sousa);

-09/07 – Patos – alcançando os docentes das 5ª (com sede em Monteiro), 6ª (Patos), 11ª (Princesa Izabel) e 13ª (Pombal) regionais.

Cada escola deverá enviar um professor para que todos juntos possam refletir sobre práticas pedagógicas baseadas no sentimento de igualdade e cidadania, que amenizem os conflitos sociais gerados pela violência e exclusão, frutos do racismo e da homofobia tão presentes nas relações.