Fale Conosco

26 de fevereiro de 2014

Governo realiza seminário preparatório para conferências da economia solidária



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com o Fórum de Economia Solidária, realiza nesta quinta-feira (27), a partir das 8h30, no auditório do Centro de Cultura e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, o Seminário Preparatório para as Conferências Públicas da Economia Solidária (territoriais e regional) que acontecem neste ano.

A executiva da Sedh, Ana Paula de Souza Almeida, ressalta que as Conferências são momentos privilegiados de participação ativa da sociedade nos debates sobre temas e questões relevantes que dizem respeito à sociedade, oferecendo subsídios para a formulação e avaliação de políticas públicas.

Essa Conferência consolida a Política Estadual de Economia Solidária a partir da elaboração do Plano Estadual que se inicia com o diagnóstico participativo que será realizado durante as quatro conferências territoriais. E também com a efetivação das Políticas Públicas de Economia Solidária, através dos Centros Públicos que serão instalados até junho deste ano, em parceria com o Governo Federal, atendendo uma demanda do Fórum Estadual de Economia Solidária”, explica.

Conferências – Serão realizadas quatro Conferências Territoriais, que começam no dia 26 de março, em Cajazeiras. Na ocasião, serão elaborados os planos territoriais de economia solidária, que oferecerão subsídios para a etapa estadual marcada para o dia 30 de outubro.

Para a realização das Conferências Territoriais, a Comissão Organizadora Estadual constituída pela portaria Nº 087/2013/GS, compete zelar pela efetiva realização dos eventos, possibilitando a infraestrutura adequada, por meio de parcerias, convênios, doações e contratos, garantido a participação dos órgãos públicos e do Fórum Estadual de Economia Solidaria. A comissão fará ainda a mobilização e articulação para a participação dos Empreendimentos Econômicos Solidários, suas organizações, governos municipais, parlamentares, entidades, organizações da sociedade civil e movimentos sociais nas respectivas conferências.

A Conferência Nacional acontecerá no período de 26 a 29 de novembro deste ano, em Brasília/DF, sendo precedida de conferências preparatórias temáticas, territoriais e estaduais.

Calendário:

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO PRÉ CONFERÊNCIA

DATA

CIDADE

27 / 02 / 2014

Campina Grande

CONFERÊNCIAS TERRITORIAIS

Data

Cidade

26/03/2014

Cajazeiras

14/04/2014

Campina Grande

23/04/2014

Monteiro

06/05/2014

João Pessoa

 

CONFERÊNCIA ESTADUAL

Data

Cidade

22 e 23 de Maio de 2014

João Pessoa