Fale Conosco

7 de agosto de 2015

Governo realiza Seminário Internacional de Educação



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE)/5ª Gerência Regional de Educação (GRE), com sede em Monteiro, realiza até terça-feira (11) o Seminário Internacional de Educação do Cariri. O evento, que teve início na quarta-feira (5), é voltado para os professores e gestores da rede estadual de ensino, além dos acadêmicos da área de Educação, e é fruto de parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Sebrae, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“São mais de 150 participantes discutindo os vários temas e apresentando experiências exitosas realizadas nas escolas da rede estadual”, afirmou o gerente da 5ª Gerência Regional de Educação (GRE), Ary Prata. A iniciativa tem o objetivo de abordar as estratégias de evolução da educação do Cariri a partir da filosofia do Pensamento Complexo de Edgar Morin e da Contextualização da Educação para Convivência com o Semiárido Nordestino numa abordagem diversificada, uma vez que estão sendo trabalhadas a transversalidade, leitura e literatura, educação popular e as novas tecnologias para a educação.

Até a próxima terça-feira (11), conferencistas e pesquisadores nacionais e internacionais estarão discutindo os seguintes temas: “O Pensamento Complexo e a Educação Popular”, abordado pelo professor PhD José Maria Tavares da Unistra em Strasboug– França, “A Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro” pelo professor  PhD José de Souza da Embrapa, “Poesia e Educação Popular” pelo poeta, escritor e cineasta Marco di Aurélio, “Pedagogia de Projetos” com o professor Esp. Ary Prata da 5ª GRE, “Reflexões sobre a Educação no Cariri” pelo Prof. Antonio Mariano, “IDEPB e Plano de Metas” pela professora Iara Lima da Secretaria de Estado da Educação (SEE), entre outras temáticas.