Fale Conosco

27 de setembro de 2011

Governo realiza Semana do Idoso com capacitação de gestores e muito lazer na Paraíba



Uma série de eventos em toda a Paraíba está sendo preparada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH), para a Semana do Idoso. Com início previsto para esta quarta-feira (28), com a realização da Gincana dos Idosos no Centro Social Urbano de Mandacaru, e encerramento marcado para sábado (dia 1° de outubro), quando é celebrado o Dia Internacional do Idoso, a programação inclui palestras, atividades de capacitação profissional, passeios, concurso de idosos e uma caminhada no percurso entre o Busto de Tamandaré e o Hotel Tambaú.

A Paraíba conta hoje, segundo dados do IBGE, com 410 mil pessoas vivendo com idade a partir de 60 anos. Uma das preocupações da SEDH é oferecer atividades para os idosos que vivem em convívio familiar e, ao mesmo tempo, lançar um olhar para aqueles que estão institucionalizados.

“Estamos fazendo um acompanhamento, junto com o Ministério Público, das Instituições de Longa Permanência (Ilpis) espalhadas em todo o Estado. Estes locais devem ser espaços de convivência digna, com cultura, conhecimento e relação familiar para pessoas neste estágio de vida. Não podem ser lugares isolados; depósitos de pessoas”, afirmou a secretária do Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos. “Os nossos idosos trazem histórias, experiências e ensinamentos que devemos aproveitar melhor. E as Ilpes, portanto, não podem ser um local de espera da morte”, acrescentou.

Programação – Uma Gincana dos Idosos será realizada na tarde desta quarta-feira (28) no Centro Social Urbano de Mandacaru, em João Pessoa. O evento incluirá brincadeiras e apresentação cultural. Na quinta-feira (29), a mesma programação acontecerá no CSU do Rangel. Na sexta-feira (30) será a vez do CSU de Santa Rita. Na manhã de sábado (1) os idosos participarão de caminhada na praia de Tambaú.

Outros eventos – O Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado no Conjunto Castelo Branco, em João Pessoa/PB, iniciou suas atividades relacionadas à Semana do Idoso na última terça-feira (20) com uma discussão sobre o Estatuto do Idoso. No dia 23 (sexta-feira), o órgão levou um grupo de idosos para um passeio no Jardim Botânico. Para esta semana foi programado para os dias 28 e 29 o concurso da mais bela idosa e idoso, com festa no período da tarde.

Segundo a coordenadora da Política Estadual do Idoso da SEDH, Gabrielle Tayanne Vasconcelos, os idosos podem participar de grupos de auto-ajuda que funcionam o ano todo nos Centros Sociais Urbanos (CSU’s), distribuídos em todo o Estado.

Existem também atividades realizadas no Centro de Convivência do Idoso (CCI), que fica no Castelo Branco, e no Centro de Atividades e Lazer do Aposentado e Pensionista “Padre Juarez Benício” (Cejub), localizado no bairro Colinas do Sul.

No Interior do Estado – Nesta quarta-feira (28) a SEDH realiza em Catolé do Rocha uma capacitação sobre a importância e o funcionamento dos Conselhos Municipais dos Idosos. O evento, promovido em parceria com o Ministério Público, é destinado a conselheiros municipais de idosos e gestores da assistência social, e terá a participação de representantes dos municípios de Catolé do Rocha, Riacho dos Cavalos, Serrinha, Coronel Maia, Bom Sucesso, São Bento, Mato Grosso e Brejo dos Santos.

“O Estatuto do Idoso e seu impacto na sociedade” é o tema da palestra que será realizada a partir das 9h30 do dia 29 (quinta-feira) na cidade de Cajazeiras. O evento acontecerá no Teatro Íracles Pires

“Estamos tentando sensibilizar os gestores municipais em relação à importância significativa dos Conselhos Municipais de Idosos enquanto mecanismos de defesa e proteção aos direitos destas pessoas. Para tanto, estamos firmando parcerias com órgãos como a Controladoria Geral da União e do Estado para que cada instituição faça uma explanação sobre a utilização e direcionamento de recursos destinados para os idosos”, afirmou Gabrielle Vasconcelos.

Conferência Estadual – Após a Semana do Idoso, o Governo do Estado, por meio da SEDH, promove nos dias 10 e 11 de outubro, no auditório do Espaço Cultural do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), a Conferência Estadual dos Direitos dos Idosos na Paraíba.

Segundo os organizadores, o evento se constituirá num espaço amplo e democrático de discussão e articulação coletiva, reunindo representantes do Governo e do povo para debater os principais desafios. Na ocasião, também será decidido sobre as prioridades para as políticas públicas que refletem no envelhecimento da população e na condição de vida dos idosos.

O tema geral da Conferência será “O Compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”. As inscrições estão sendo feitas online pelo link http://www.paraiba.pb.gov.br/desenvolvimento-humano/ficha-inscricao-da-iii-conferencia-estadual-dos-direitos-da-pessoa-idosa.