Fale Conosco

8 de outubro de 2009

Governo realiza semana de festas para as crianças em João Pessoa



Pela primeira vez, as crianças vão contar com uma programação especial promovida pelo Governo do Estado para comemorar seu dia, com atividades recreativas, esportivas e ambientais entre os dias 11 e 16 deste mês, que acontecerão simultaneamente na Praia de Cabo Branco, na Vila Olímpica Ronaldo Marinho (ex-Dede), na Granja Santana e em escolas da rede pública de ensino. O objetivo é levar diversão, arte e educação a pelo menos 100 mil crianças em João Pessoa.

Denominado de ‘Universo Criança’, o evento acontecerá no domingo (11) e na segunda-feira (12) no final da Avenida Beira Rio, na praia do Cabo Branco, a partir das 7h, onde haverá tendas e um grande palco para brincadeiras e a realização de oficinas de brinquedos polares infantis. As atividades prosseguem nos demais dias com um programa esportiva. A proposta é abrir espaços para mostras de diferentes expressões e manifestações culturais das microrregiões do Estado, favorecendo o acesso aos valores culturais.
 
As crianças poderão se divertir com ‘A Trupe da Alegria’, um grupo de artistas formado por palhaços, malabaristas, atores, cantores e mágicos. A programação envolve também palestras educativas com pais, educadores e as crianças sobre saúde, paz nas escolas e nas ruas e sobre educação ambiental.
 
Circo – A idéia dos organizadores, sob a coordenação da Secretaria de Comunicação Institucional (Secom) do Estado, é transformar a área num grande circo e levar muita diversão e brincadeira para as crianças. Na areia da praia e no calçadão, palhaços e malabaristas divertirão o público, enquanto que membros da Sociedade Paraibana de Pediatria estarão distribuindo panfletos educativos com os pais durante todo o dia. No local, as crianças encontrarão brinquedos como cama-elástica, piscina de bolinhas e serão exibidos também filmes infantis.
 
Na terça-feira (13), dentro da programação, será inaugurada uma creche e ocorrerá o lançamento do Programa Segundo Lar. Já entre os dias 14 e 16, acontecerá o ‘Brincando na Vila’. O antigo Dede será utilizado pelos alunos das escolas públicas estaduais, com a práticas esportivas.
 
Neste domingo (11), também será aberta a Copa Infantil Granja Santana, que vai se estender até o sábado (17). O evento esportivo vai reunir estudantes da rede estadual de ensino e crianças carentes. Participam deste projeto as secretarias da Saúde, do Esporte e Lazer, da Educação e Cultura, a Cagepa, o Detran, A União, a Rádio Tabajara e a Polícia Militar.

 

José Nunes, da Secom-PB