Fale Conosco

10 de fevereiro de 2014

Governo realiza Semana da Visibilidade Trans até sexta-feira com palestras e divulgação de ações



10.02.14 clementino fraga visibilidade trans fotos joao francisco 41 270x192 - Governo realiza Semana da Visibilidade Trans até sexta-feira com palestras e divulgação de açõesA luta pelos direitos humanos e cidadania de travestis e transexuais, além do enfrentamento à homofobia são alguns dos temas que estarão sendo discutidos até sexta-feira (14) durante a realização da Semana da Visibilidade Trans, promovida pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana e Secretaria de Estado da Saúde. O evento foi aberto nesta segunda-feira (10), no Hospital Clementino Fraga e termina na sexta-feira com uma ação de divulgação dos serviços no Parque Solon de Lucena, Centro.

Adriana Teixeira 3 270x192 - Governo realiza Semana da Visibilidade Trans até sexta-feira com palestras e divulgação de açõesNa abertura, a diretora geral do Hospital Clementino Fraga, Adriana Teixeira, informou que o ambulatório de saúde para travestis e transexuais já atendeu 445 pessoas, desde julho do ano passado. “O serviço é uma referência no Nordeste e estamos recebendo demanda de outros Estados, como Rio Grande do Norte e Pernambuco”, disse. O ambulatório funciona em parceria com o Centro de Referência LGBT (Espaço LGBT), que encaminha os casos para atendimentos em diversas áreas como ginecologia, endocrinologia, psicologia, psiquiatria, nutricionista, assistência social e fonoaudiologia.

10.02.14 clementino fraga visibilidade trans fotos joao francisco 3 270x192 - Governo realiza Semana da Visibilidade Trans até sexta-feira com palestras e divulgação de açõesPara a secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana, Nézia Gomes, o Governo do Estado avança na defesa dos direitos e fortalece a rede de atendimento ao público de travestis e transexuais oferecendo serviços estruturantes como o Espaço LGBT, que promove atendimento jurídico, psicológico e de assistência social. “A parceria com a Secretaria de Saúde, por meio do Hospital Clementino Fraga, significa um grande avanço e reforço no atendimento, pois antes os transexuais não tinham acesso ao atendimento mais centralizado. Ter uma equipe multiprofissional na área de saúde é de grande importância, assim como o atendimento no Espaço LGBT”, disse.

Segundo a gerente executiva de Direitos Sexuais e LGBT, Roberta Schultz, cerca de 110 pessoas foram encaminhadas pelo Espaço LGBT para o ambulatório e estão inscritos para atendimento de saúde em geral, mas principalmente no tratamento de hormonioterapia. “Já o Espaço LGBT, por exemplo, concluiu com êxito 17 processos judiciais de mudança de pré-nome de travestis e transexuais, do interior e da capital, garantindo a retificação do nome de registro em todas as documentações oficiais, inclusive, certidão de nascimento e RG. Existem outros 10 processos em andamento”, afirmou.

10.02.14 clementino fraga visibilidade trans fotos joao francisco 6 270x192 - Governo realiza Semana da Visibilidade Trans até sexta-feira com palestras e divulgação de açõesA usuária do ambulatório Ayune Bezerra relatou a importância do serviço para quem busca fazer a transexualização e também utilizar hormônios. “ O Espaço LGBT é como um ninho para mim. É onde busco superar os obstáculos. Agradeço muito ao atendimento recebido pelos profissionais no ambulatório e agora aguardo a inauguração do bloco cirúrgico. Na verdade, é uma grande conquista para todas nós”, disse.

A programação da Semana de Visibilidade Trans discutirá, de 10 a 14 de fevereiro, no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, temas como a luta pelos direitos humanos e cidadania de travestis e transexuais e também de enfrentamento à transfobia. Veja a programação aqui:

Direitos e cidadania de travestis e transexuais femininos e masculinos:

PROGRAMAÇÃO

Local: Complexo Hospitalar Clementino Fraga (CHCF)

11/02 (terça-feira)

9h – Mesa temática:

Coordenação de mesa: Louise de Assis [Associação de Travestis e Transexuais da Paraíba – Astrapa]

12/02 (quarta-feira)

9h – Mesa temática:

Coordenação de mesa: Myke Fonseca [Vice-Presidente do Movimento do Espírito Lilás – Mel]

13/02 (quinta-feira)

9h – Mesa temática:

Coordenação de mesa: Roberta Schultz [Gerente Executiva de Direitos Sexuais e LGBT/Semdh]

Local: Parque Sólon de Lucena

14/02 (sexta-feira)

Das 9h às 12h – Divulgação dos serviços:

Animação: Grupo teatral Cia. da Saúde e do Sorriso [CHCF/SES]