João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza projeto Espaço HQ em Campina Grande neste sábado e domingo

quinta-feira, 21 de maio de 2015 - 09:37 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, realiza, neste sábado (23) e domingo (24), mais uma edição do projeto “Espaço HQ”. Desta vez, a atividade acontece no Cine Teatro São José, em Campina Grande, atendendo a uma sugestão do público do município. O encontro tem como objetivo reunir quadrinistas, críticos, fãs e colecionadores de quadrinhos para diálogos, intercâmbio e formação na área.

No primeiro dia, acontece a oficina de fanzine, ministrada por Joheel Rodriguez, das 15h às 18h. As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas até esta sexta-feira (22), presencialmente, no local do evento, das 8h às 12h e das 14h às 16h. Alunos da rede pública de ensino têm 50% de desconto no pagamento da taxa.

A oficina será teórica e prática, procurando fazer com que o ouvinte conheça inicialmente a ideia do que é fanzine e zine, utilizando as técnicas originais de produção e montagem.

Lançamento - No domingo, a mesa-redonda “Quadrinhos independentes na Paraíba” reúne os quadrinistas Chateaubriand Almeida, Igor Tadeu e Shiko. O encontro começa às 16h e deve se estender até 18h, no Cine Teatro São José. Na ocasião, haverá o lançamento do atual trabalho de Shiko, “Lavagem”, distribuída pela editora Mino.

A produção chega às livrarias como forte candidata a estar presente em muitas listas de melhores HQ’s do ano, no final de 2015. Baseado num curta-metragem homônimo dirigido pelo próprio Shiko e lançado em 2011 pela cooperativa indie Filmes a Granel, o álbum gira em torno de um casal isolado que vive num mangue: ela é uma alma analfabeta e temente a Deus, mas que deseja o pecado quando cruza o estuário de balsa para seu encontro com o divino; ele, descrente em virtude do embrutecimento oferecido pela vida, convive mais com os porcos do que entre as pessoas. 

Produção autoral - Uma das principais lacunas no meio dos quadrinhos na Paraíba é a produção autoral. Daí a escolha do tema deste mês. “Existem no estado muitos desenhistas que almejam fazer quadrinhos, mas poucos optam por produzir suas próprias histórias, a maioria almeja fazer parte do mercado americano ou japonês. Por isso, é essencial que existam atividades que façam os artistas compreenderem que a produção autoral é um caminho possível e gratificante”, explica a coordenadora.

O objetivo da ação é apresentar experiências de trabalho distintas entre os quadrinistas paraibanos, bem como possibilitar a interação entre os profissionais da área, aspirantes e público, oferecendo formação a interessados em produzir histórias em quadrinhos. A proposta também contribui para fomentar a cadeia produtiva dos quadrinhos.

Espaço HQ -  A edição deste mês do Espaço HQ é a terceira de 2015. A coordenadora de Quadrinhos da Funesc e idealizadora do evento, Thaïs Gualberto, explica a necessidade de levar a atividade a Campina Grande: “Desde a primeira, em março, que os leitores de quadrinhos da cidade têm pedido para que lá ocorra uma edição do projeto”.

Desenvolvido pela Funesc, o projeto Espaço HQ pretende realizar mensalmente atividades voltadas a esse segmento de produção, como oficinas, laboratórios, discussões, palestras e vivência entre profissionais e amadores da área. A primeira ação do projeto ocorreu em outubro do ano passado com o Laboratório de Quadrinhos, ministrado por Thaïs Gualberto. Desde então, novas edições aconteceram nos meses seguintes, passando a fazer parte da agenda mensal da Funesc. Só em 2015, já aconteceram dois encontros nos meses de março e abril.

Serviço: Espaço HQ em Campina Grande / Maio

Local: Cine Teatro São José

 

Sábado (23):

15h – 18h: Oficina de fanzine com Joheel Rodriguez

Inscrições no Cine-Teatro São José até sexta-feira (22), das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Valor: 20,00

 

Domingo (24):

16h: Mesa-redonda “Quadrinhos independentes na Paraíba” com Chateaubriand Almeida, Igor Tadeu e Shiko

Informações pelo e-mail funesc.quadrinhos@gmail.com.