João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza projeto Caminhos da Gestão Participativa em João Pessoa

segunda-feira, 3 de abril de 2017 - 18:02 - Fotos:  Delmer Rodrigues

Gestores escolares da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE) participaram, nesta segunda-feira (3), da 7ª edição do projeto Caminhos da Gestão Participativa. O evento, que será encerrado nesta terça-feira (4), reúne os diretores das unidades de ensino dos 14 municípios que compõem a 1ª GRE, com sede em João Pessoa, e contou com a participação do secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade; da secretária executiva de Estado de Gestão Pedagógica, Roziane Marinho; e dos gerentes executivos da SEE, no Centro de Formação de Educadores Elisa Bezerra de Mineiros, em Mangabeira.

Na abertura, houve uma apresentação de oboé por dois alunos da Escola Estadual Horácio de Almeida, onde funciona um polo do Programa de Inclusão através da Música e da Arte – Prima. O secretário Aléssio Trindade deu boas vindas aos participantes e apresentou alguns programas importantes, desenvolvidos pela SEE, tais como: o Inteligência Relacional e Emocional – Liga pela Paz, as Escolas Cidadãs, as formações de professores em Matemática, Ciências, Informática e Robótica, além do Plano de Intervenção Pedagógica aplicado nas escolas da Rede Estadual. Ele destacou a importância do projeto Caminhos da Gestão Participativa como um processo participativo dos atores envolvidos nas políticas públicas realizadas pela Educação no Estado.

Para a secretária executiva Roziane Marinho, “esse é um bom momento para que a Secretaria da Educação possa chegar mais perto das escolas e possa também acompanhar o trabalho desenvolvido por elas, abrindo um canal de diálogo com os gestores dos estabelecimentos de ensino”. A secretária explicou a sistemática de realização do projeto e destacou a novidade deste ano, que é a reunião com os pais dos alunos, além do que já vinha ocorrendo nos anos anteriores, como reunião com gestores escolares e com os secretários municipais de educação.

Para a diretora Célia Maria Mendes, da Escola Estadual João José da Costa, localizada em João Pessoa, “o projeto é de extrema importância, pois visa prestar maior assistência às escolas, ouvindo as necessidades. O Governo do Estado tem se empenhado muito em atender as escolas, que estão muito bem assistidas em termos de material didático, laboratórios, capacitação para os professores e um envolvimento maior, não só por parte da gestão, mas por todos que fazem a escola”, destacou Célia.

Para a diretora da Escola Estadual Cassiano Ribeiro Coutinho, da cidade de Sapé, Cédina Pedrosa, o programa Caminho da Gestão Participativa é muito importante “por que nós ficamos mais próximos dos secretários da Educação e dos colegas gestores, para discutirmos e resolvermos as demandas da escola, principalmente pra quem é do interior do Estado”, destacou a gestora.

A diretora da Escola Estadual Maria do Carmo de Miranda, de João Pessoa, Rosália Maria do Egito Seixas, avaliou o projeto como de suma importância, por dar vez e voz aos diretores para apresentarem eventuais dificuldades na escola. Ela parabenizou a iniciativa da Secretaria da Educação em realizar o projeto e ressaltou que nesses 7 anos do evento várias mudanças aconteceram na escola, no sentido de levar melhoria à comunidade escolar, o que tem contribuído ainda mais para a melhoria do ensino.

De acordo com o diretor Otávio Barros, da Escola Estadual Tenente Lucena, de João Pessoa, a iniciativa é uma interação entre os membros da escola, fazendo com que tenha melhor desempenho em seus programas pedagógicos e a cada ano há maior interação e parceria entre os membros da escola.

O objetivo da ação é fortalecer as relações institucionais entre a SEE, GREs e escolas por meio da integração dos serviços e divulgação de Programas, Projetos e Ações, com foco na eficiência das atividades pedagógicas. A sétima versão do projeto teve início no dia 23 de março e já percorreu as Gerências Regionais de Educação de Cajazeiras, Pombal, Princesa Isabel, Itaporanga e João Pessoa. O Projeto Caminhos da Gestão Participativa será realizado até o dia 19 de maio, com as 14 GREs.

O “Caminhos da Gestão Participativa” utiliza as mídias sociais, via Instagran: @caminhosdagestao   e  perfil no Facebook: https://www.facebook.com/Caminhos-da-Gestão-Participativa-PB-158735734284628/ para realizar os registros das visitas e para expandir o diálogo com a comunidade escolar e a sociedade paraibana.

A SEE, por meio de uma metodologia participativa, se propõe a desenvolver uma ação integrada, envolvendo gestores da equipe central, profissionais das equipes regionais, da escola e de outras instituições afins, em um processo coletivo de busca de conhecimento e de intervenção sobre a realidade, com o processo de interiorização das ações da SEE.

O projeto é executado em quatro momentos. O primeiro trata da elaboração do plano, com a instalação dos trabalhos pela SEE no município-sede de cada GRE, a partir de reunião da equipe da SEE, equipe da GRE e gestores das escolas. Num segundo momento, ocorre a Plenária de Gestão Pedagógica, envolvendo representantes da SEE, da GRE e gestores escolares. Em seguida, são realizadas visitas às escolas para monitoramento. E por fim, são realizadas reuniões com os gerentes, na SEE, para avaliação, consolidação das informações e encaminhamentos das demandas de cada plenária pedagógica e elaboração de relatório final.

Confira abaixo o calendário do evento:

17 e 18 de abril  -   2ª GRE – Guarabira / 3ª GRE – Campina Grande

25, 26, 27 e 28 de abril – 5º GRE – Monteiro/ 6º GRE – Patos/ 8º GRE – Catolé do Rocha/ 10º GRE – Sousa

12 de maio – 4ª GRE – Cuité

18 e 19 de maio – 14ª GRE – Mamanguape  e 12ª GRE – Itabaiana