Fale Conosco

30 de setembro de 2013

Governo realiza programação especial nos centros sociais urbanos



Um café da manhã e apresentações culturais abrem às 9h desta terça-feira (1), no CSU do Rangel, a programação especial elaborada pelo Governo do Estado para comemorar o Dia Internacional da Pessoa Idosa.

Durante um mês, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) coordenará atividades nos Centros Sociais Urbanos (CSU), onde existem os grupos da terceira idade, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) e no Centro de Lazer Padre Juarez Benício (Cejube).

Na manhã desta terça-feira também serão oferecidos serviços de saúde no CSU do Rangel.

Na quarta-feira (2), às 9h, no Lar da Providência, no Bairro dos Estados, além da realização de atividades culturais, o Governo do Estado divulga os nomes das Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis) que foram contempladas com o Projeto Acolher. Serão destinados R$ 2 milhões para essas instituições com o objetivo de propiciar melhor condição de vida aos mais de 1.400 idosos que nelas vivem.

Para ter acesso aos recursos, as Ilpis tiveram que apresentar um projeto técnico de melhoria das instalações. Toda ação é acompanhada por uma comissão formada por técnicos da Sedh, Corpo de Bombeiros, Saúde e Agevisa.

Agenda – Na cidade de Esperança, O CSU João Paulo I, vai comemorar a data na quarta-feira (3), à tarde, com sorteio de brindes, dinâmicas, paródia e lanche para saudar o Dia do Idoso. O grupo, que se reúne toda quarta-feira, tem mais de 70 idosos matriculados.

No dia 22, o CSU de Cruz das Armas, em João Pessoa, levará os idosos em um passeio à Usina Cultural da Energisa para assistir a exposições e espetáculo que narram a história da luz.

Os demais CSU estão concluindo suas programações comemorativas ao Dia Internacional da Pessoa Idosa.

Atividades permanentes – Durante todo o ano, o Governo do Estado por meio da Sedh, mantém atividades para mais de mil idosos que frequentam os grupos da terceira idade na Paraíba. São atividades coordenadas por educador físico, palestras sobre o Estatuto dos Idosos, oficinas da memória, artesanato, teatro e entre outras.

Em João Pessoa, no bairro do Castelo Branco, tem o Centro de Convivência da Pessoa Idosa, em que são oferecidas também oficinas e atendimento com psicólogo, assistente social e educador físico. O centro mantém o Coral Fios de Prata que faz apresentações em solenidades, uma forma de valorizar e manter ativas essas pessoas.

No Cejube, são oferecidas atividades de artesanato, aula de hidroginástica, teatro, oficina da memória, além de verificação de pressão e acompanhamento com psicólogo e assistente social. A Sedh transporta os participantes em um ônibus exclusivo.