Fale Conosco

6 de junho de 2013

Governo realiza Orçamento Democrático Escolar nas escolas da rede estadual



Todas as escolas da rede estadual estão convocadas pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) a realizar o Orçamento Democrático Escolar 2013, no próximo dia 12. A iniciativa, que está em sua terceira edição, tem o objetivo de ampliar a participação das comunidades escolar e local na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas, com vistas à melhoria da qualidade da educação. A ação é desenvolvida pela Gerência de Programas de Fortalecimento da Escola (GProfesc).

A etapa preparatória começou em 13 de maio e segue até 11 de junho, período em que está ocorrendo o planejamento coletivo das ações, definição de cronograma interno e organização das atividades, mobilização da comunidade escolar e local, divulgação, disseminação da proposta, estímulo à participação, realização de fóruns internos ou plenárias, por alunos, professores, apoiadores e técnicos, para discussão das necessidades e levantamento prévio das demandas.

Estão sendo desenvolvidas também ações pedagógicas por meio do Projeto de Sustentabilidade socioeducacional “Cuidar e preservar – eu curto e compartilho esta ideia”, com foco na preservação dos livros e das novas tecnologias e a divulgação da assembleia do próximo dia 12.

Na assembleia, haverá a apresentação do relatório de execução financeira de 2012 e a publicização das ações e projetos em desenvolvimento na escola em 2013, incluindo o de preservação do patrimônio escolar. Serão informadas as fontes de recursos e valores repassados à escola para sua manutenção e investimentos e a deliberação sobre a melhor forma de utilização dos recursos que são transferidos diretamente às escolas, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Estadual e Federal, com definição das demandas priorizadas este ano.