João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza oficinas para atualização do Mapa do Turismo Brasileiro na Paraíba

sexta-feira, 1 de abril de 2016 - 17:00 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setde, está realizando oficinas para explicar o processo de atualização do Mapa, da Regionalização do Turismo e da Categorização dos Municípios. Desde segunda-feira (28), as técnicas Alessandra Lontra, gerente executiva do Desenvolvimento do Turismo e interlocutora do Estado perante o Ministério do Turismo no Programa de Regionalização do Turismo; Laís Ramos, gerente de apoio a Programas Governamentais (interlocutora suplente) e Kaline Formiga, chefe de Gabinete, estão percorrendo as 10 regiões turísticas existentes na Paraíba.

De acordo com o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Laplace Guedes, a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, com base na categorização dos municípios, vai definir a área e recortes territoriais que devem ser trabalhados prioritariamente. “O processo auxilia na captação de recursos e promove a maior visibilidade das cidades. A Secretaria de Turismo está disponível para auxiliar e esclarecer dúvidas dos municípios, no processo” destaca.

A primeira oficina foi realizada na região do Vale dos Dinossauros,no município de Sousa, no Monumento Natural do Vale dos Dinossauros. As regiões do Vale das Águas e do Vale dos Sertões também já foram contempladas com oficina que aconteceu nessa quinta-feikra (31), no município de Patos, na Fundação Ernani Satyro – Funes. A próxima região a receber a oficina será a região do Litoral Norte (Fórum Sustentável das Trilhas dos Potiguaras), o que acontecerá nesta segunda-feira (4), no município de Rio Tinto. Até o dia 27 de abril, a Secretaria espera ter visitado todas as regiões e validado as oficinas no sistema do MTur.

O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento que orienta o MTur no desenvolvimento das políticas públicas, ou seja, que define a área a ser trabalhada  (UFs), a partir de critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo. O Mapa contempla regiões turísticas e municípios das 27 unidades da federação, a partir de critérios estabelecidos pelo MTur (Portaria nº 205, de 09 de dezembro de 2015), em consonância com os Estados.

Cada Estado está responsável por adotar as providências solicitadas pelo MTur, no sentido de coletar informações e documentos comprobatórios(em conformidade com os critérios estabelecidos na Portaria),sobre as regiões turísticas e municípios que deverão compor o Mapa Estadual de Turismo. Cada interlocutor estadual do Programa de Regionalização do Turismo já possui seu login e senha e poderá acessar o sistema online criado pelo MTur, onde deverá inserir toda a documentação solicitada até  30 de abril. Portanto, o prazo que a Secretaria de Turismo deu aos municípios para que enviem a sua documentação é até o dia 18 de abril para que os técnicos tenham tempo de verificar se a documentação exigida pelo MTur e possam  validar a região, ao inseri-la no sistema online.