Fale Conosco

22 de maio de 2014

Governo realiza oficinas culturais em Salgado de São Félix



Com o objetivo de ampliar o acesso à cultura e a arte, o Projeto Circulandô, do Centro Estadual de Arte (Cearte), reabre a temporada de atividades 2014 e realiza, neste final de semana (24 e 25), oficinas de música, teatro, dança e apresentações cinematográficas no município de Salgado de São Félix, a 70 km da Capital. A iniciativa oferece gratuitamente aos moradores, professores e multiplicadores do interior, atividades culturais em escolas e espaços públicos.

As sessões de cinema acontecem no sábado. Às 19h, ela será voltada ao público infantil e, no horário das 20h, para adultos. Já entre as oficinas está a “A cor da palavra em cena” que será ministrada pela professora Celly Freitas aos professores, atores e diretores de teatro.

Com 20 vagas disponíveis, os alunos irão aprender a utilizar os princípios dos parâmetro sonoros para a criação vocal de personagens, além de utilizar os recursos sonoros em diferentes partituras vocais na cena.

Já a oficina básica de Canto será ministrada pelo professor Luiz Carlos Otávio. Com carga horária de 8 horas e número máximo de 15 participantes, o curso pretende iniciar o aluno no ato de cantar, preservando a saúde da voz, bem como aprimorar o canto individual e coletivo. Os exercícios aplicados serão de relaxamento, improvisação vocal e respiração com foco na música popular brasileira.

O Cearte também vai oferecer a oficina de “Jogos Teatrais”, voltada às artes cênicas, que será ministrada pela professora Verônica Sousa. Na oficina, os participantes terão a oportunidade de vivenciar interações grupais, estabelecer relações entre o individual e coletivo. Além disso, os jogos teatrais possibilitam a sensibilização sensorial e motora e serve para atrair atores e não atores em situações de representações. Serão disponibilizada 20 vagas. O professor Vant Vaz, também vai oferecer a oficina de “Danças Urbanas” com 15 vagas aberta aos alunos.

A coordenadora do Cearte, Laura Moreno, destacou a importância das atividades descentralizadas no Estado. “Este projeto é interessante, pois visa não só promover a cultura, mas inserir todos nessa experiência. A parceria com a prefeitura municipal, que aprovou nossa proposta do ensino da arte só fortalece a disseminação cultural no interior do Estado”, explicou Laura.

Inscrições – As oficinas serão realizadas das 14h às 18h, no sábado, e das 8h às 12h do domingo. Todas ocorrerão simultaneamente na Escola Municipal Eunice Barbosa, localizada na rua Antônia Xavier, s/n – Centro da cidade. Os certificados serão entregues posteriormente pela equipe de coordenação do Cearte. As inscrições continuam abertas no Setor de Cultura da Prefeitura Municipal de Salgado de São Félix -PB. Mais informações com o Coordenador de Extensão do Cearte, professor Odécio Antônio pelo telefone (83) 8726 -1713, ou ainda com a professora Roseana através do e-mail: profroseanesales@hotmail.com

A última edição do projeto Circulandô ocorreu em novembro de 2013, no município de São Miguel de Taipu. Durante dois dias, os moradores participaram de oficinas de cerâmica, percussão, dança e sessões de cinema.

Sede – O Cearte está instalado no Mosteiro de São Bento, Rua General Osório, 36, no Centro da Capital. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3214-2923 e 3214-3412.