Fale Conosco

8 de junho de 2018

Governo realiza oficina técnica do programa Acessuas Trabalho



governo realiza oficinas de acessuas trabalho 6 270x183 - Governo realiza oficina técnica do programa Acessuas TrabalhoO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), realiza nesta sexta-feira (8), a 2ª Oficina Técnica do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – Acessuas Trabalho.

A oficina, assessorada pela Coordenação de Programas, da Gerência de Proteção Social Básica da Sedh, tem por objetivo prestar suporte técnico para os 18 municípios que repactuaram o Programa no primeiro semestre de 2017 e ainda têm saldo em suas contas, desde a primeira pactuação. São eles: Bananeiras, Bayeux, Belém, Cabedelo, Catolé do Rocha, Cuité, Guarabira, João Pessoa, Lagoa Seca, Monteiro, Patos, Pombal, Queimadas, Remígio, São Bentinho, São Bentinho, Sapé, Solânea, Sousa. A motivação para realização da oficina se deu pela prorrogação da vigência do programa para dezembro de 2018.

Segundo a gerente de Proteção Social Básica, Jaciane Moura Magalhães, são 40 municípios que aderiram ao programa desde 2012, no Estado. “Alguns apresentam dificuldades de execução financeira, e nós promovemos as oficinas técnicas para assessorar nesse sentido. Eles têm um prazo até dezembro e ainda possuem um saldo elevado e nós estamos atentos a isso”, enfatizou.

O Programa Acessuas Trabalho promove a integração dos usuários da Política de Assistência Social ao mundo do trabalho, por meio da identificação e sensibilização de usuários; desenvolvimento de habilidades e orientação para o mundo do trabalho; acesso a oportunidades por meio do encaminhamento; monitoramento do percurso dos usuários no acesso ao mundo do trabalho; articulação com outros programas e serviços da assistência social e de demais áreas, como saúde e educação. O público do programa são pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social com idade entre 14 e 59 anos. O encaminhamento dos usuários menores de idade segue as orientações de encaminhamento para cursos de capacitação profissional.