João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza oficina sobre programa Criança Feliz na Paraíba

segunda-feira, 6 de março de 2017 - 08:54 - Fotos:  Cláudia Belmont

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), realizou na sexta-feira (3), em João Pessoa, uma oficina preparatória para o Lançamento do programa Criança Feliz na Paraíba.

O programa foi criado pelo Governo Federal e conta com a adesão de 170 municípios paraibanos que serão beneficiados com a implantação. Essa é uma ação executada pelos municípios com a parceria e monitoramento do Governo do Estado.

Estiveram presentes no encontro, a secretária Nacional de Assistência Social, Maria do Carmo Brant, que veio acompanhada de alguns técnicos; a secretária de Estado do Desenvolvimento Humando, Cida Ramos; representantes da Funad, coordenadores da ONG  Casa Pequeno Davi, gestores Estaduais, técnicos e representantes do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores da Assistência Social) e CEAS (Conselho Estadual de Assistência Social) dos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba, além dos  técnicos da Sedh.

Esse programa é baseado em dois pilares, nas visitas domiciliares e integração das políticas públicas no município. O intuito é promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância. Será fundamental para garantir que as famílias com crianças de zero a seis anos, possam proporcionar um crescimento com mais qualidade, gerando com isso, uma perspectiva de vida melhor, principalmente relacionada à alimentação.

O objetivo central da oficina foi sistematizar e esclarecer dúvidas para o lançamento do Programa Criança Feliz, sobretudo, fazer um assessoramento técnico que servirá de suporte para a implementação do programa nos municípios que foram contemplados.

A secretária Maria do Carmo Brant comentou a importância desse programa para as famílias beneficiarias do Bolsa Família da Paraíba. “A nossa estratégia principal serão as visitas domiciliares onde ficaremos mais próximas das gestantes e crianças pequenas”, adiantou.

Segundo a secretária Cida Ramos, o Estado já trabalha diversas ações na área de assistência. “A Paraíba é um dos Estados que mais teve adesão de municípios, isso só foi possível porque a Secretaria de Desenvolvimento Humano fez um trabalho muito forte, muitos municípios fizeram adesão na própria Secretaria”, observou.

O lançamento do Programa Criança Feliz acontecerá na próxima quarta-feira (8), às 14h,  no Centro de Formação de Educadores de Mangabeira, em João Pessoa, com a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra.

 

Ela disse ainda que será um trabalho intersetorial que vai envolver várias secretarias como, Saúde, Cultura, Educação e Segurança.