Fale Conosco

20 de maio de 2013

Governo realiza oficina gratuita de cenografia em Catolé do Rocha



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), realiza, de 29 a 31 de maio, a oficina de cenografia “Da observação à cena”, promovida pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com o Instituto Cultural Casa do Béradêro, na cidade de Catolé do Rocha.

A oficina será ministrada pelo diretor, arquiteto, cenógrafo e iluminador, Jorge Bweres. O principal objetivo das aulas é instrumentalizar os alunos com noções de desenho técnico e livre, associando os aspectos práticos a uma discussão sobre conceito de cenografia. A oficina tem como objetivo contribuir para a formação artística e técnica dos agentes culturais da área do teatro. A realização, na cidade de Catolé do Rocha, cumpre o papel de descentralização das políticas culturais promovida pelo Governo do Estado.

Com carga horária de 20 horas, a oficina começa com uma explanação sobre conceitos básicos de desenho técnico e suas representações gráficas (planta baixa, cortes, elevações, escala, etc). Em sequência, vai ser estimulado o desenho livre através da observação de elementos naturais e arquitetônicos. Encerrando os módulos, será analisado um texto para teatro e a partir dele os alunos vão elaborar um projeto de cenografia e a construção de uma maquete volumétrica. Ao final, todos os projetos ficarão em exposição.

O público alvo da oficina é formado por jovens e adultos, a partir do 16 anos, iniciados nas artes cênicas ou em atividades correlatas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por e-mail com nome completo, endereço, telefone e profissão para o endereço contato@casadoberadero.org.br. Para mais informações, o telefone de contato da Casa do Béradêro é o (83) 9996-0047.