Fale Conosco

10 de junho de 2013

Governo realiza oficina em Saúde do Trabalhador em Pombal e Catolé do Rocha



O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza de 10 a 12 de junho, nos municípios de Catolé do Rocha e Pombal, a Oficina em Saúde do Trabalhador. A capacitação é promovida pelo Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest) e é voltada aos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). “O objetivo é contribuir para o processo de sensibilização dos profissionais de saúde da Rede SUS para as ações de prevenção, promoção, recuperação e vigilância em saúde do trabalhador”, disse a diretora geral do Cerest-PB, Celeida Soares.

Durante os três dias de evento, serão realizadas oficinas participativas explorando recursos visuais (vídeos e apresentação de slides) relacionados à saúde do trabalhador. Além disso, haverá discussões e dinâmicas de grupo e visando estimular a participação. Também serão realizadas atividades práticas, de acordo com a temática da atividade de formação.

Ainda segundo a diretora, serão abordados temas como Política Nacional de Saúde do Trabalhador e suas principais legislações, marcos históricos referentes à Medicina de Trabalho, Saúde Ocupacional e Saúde do Trabalhador, o processo de adoecimento e seus determinantes sócios-ocupacionais, riscos ocupacionais, Protocolo de Acidentes Graves, Protocolo de Defensivos Agrícolas, acidentes, doenças e agravos relacionados ao trabalho e Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). “Durante os dias da oficina abordaremos diversos temas relativos à saúde do trabalhador utilizando vários recursos ”, disse Celeida. 

Programação