João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza oficina e define metas para estagiários nos serviços de saúde

terça-feira, 10 de maio de 2011 - 16:26 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde (Ses) realiza nesta quarta-feira (11) a primeira Oficina Rede Escola Paraíba. O evento, que começa às 8h, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, vai discutir e construir pactuação para o  ingresso de estagiários no sistema de saúde e a melhoria da qualidade na formação dos futuros trabalhadores que atuarão no setor. Foram convidadas para participar da Rede Escola Paraíba 26 instituições de ensino superior (públicas e privadas), 21 de ensino técnico e representantes das 12 regionais de saúde e de 89 serviços.

A diretora do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), Márcia Rique, explicou que até agora a Paraíba não tinha discutido uma forma adequada de ingresso de estagiários na rede de saúde. “A Rede Escola Paraíba é uma política do Ministério da Saúde que organiza toda a parte de campo de prática, ou seja, os estágios das instituições de ensino que vão atuar nos serviços de saúde do Estado. A Rede também fomenta e abre a discussão para a relação da qualidade do ensino nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS)”, informou.

Segundo Márcia Rique, os estudantes que se submetiam a estágios nos hospitais, hemonúcleos, laboratórios e no sistema de saúde de uma forma geral sempre entravam por indicação de alguém. “Antigamente se entrava para estágio só por conhecimento e agora vamos criar critérios para a entrada deste pessoal nos serviços de saúde”, ressaltou. A equipe do Cefor está fazendo um levantamento sobre as vagas que podem ser oferecidas na rede de saúde.

Durante todo o dia serão debatidos temas relativos à integração ensino-serviço, em especial no que se refere à demanda de estágios supervisionados, curriculares ou não e pesquisas das diversas instituições formadoras de trabalhadores da saúde que atuam junto aos serviços de saúde sob gerência da Secretaria de Estado da Saúde.

Qualificação para melhoria dos serviços – Outra ação da Secretaria, a partir do segundo semestre, é a construção de um Programa de Formação em Saúde através de um Termo de Cooperação Técnica com o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nesc) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz).

A ideia é a construção de um Programa de Formação em Saúde, com base na Educação Permanente, que ofereça aos gestores de saúde ferramentas técnicas e teóricas para a resolução de problemas de saúde e formulação de políticas públicas comprometidas com o fortalecimento do Sus.

Entre os projetos está a criação da Rede de Pesquisas Estratégicas para a Gestão da Saúde na Paraíba, orientada pelos problemas de saúde e de gestão locais, que contribuam para a tomada de gestão em saúde. Também vai ser ofertado um Curso de Pós Graduação (strito sensu) em nível de mestrado profissional em Formulação de Políticas Públicas e um Curso de Qualificação de Gestores do Sus na Paraíba. A expectativa é que esse projeto tenha início a partir do segundo semestre deste ano.