João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza oficina de zoneamento do Parque de Areia Vermelha

terça-feira, 22 de setembro de 2015 - 18:40 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) realizou, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba( IFPB), campus Cabedelo, a II Oficina de Zoneamento do Parque Estadual, dando continuidade às etapas de elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha.

Na ocasião, o secretário executivo do Meio Ambiente, Fabiano Lucena, explicou a visão do Governo sobre a ação. “O Governo do Estado da Paraíba está trabalhando no sentido de regularizar a situação do parque. O Plano de Manejo de Areia Vermelha é fundamental na gestão da localidade no que se refere à manutenção da área de preservação de forma sustentável”, afirmou.

Já o superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho, ressaltou a importância da construção coletiva no zoneamento do parque. “Estabelecer o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área é primordial na manutenção e preservação do Parque, por isso a implantação das normas de gestão da unidade de conservação devem ser construídas com a participação da comunidade local para  melhor êxito”, concluiu.

O Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha está localizado no município de Cabedelo, apresenta uma área de 230 hectares e foi criado pelo decreto estadual nº 21.263, de 28 de agosto de 2000.  O Plano de Manejo tem como objetivo estabelecer o zoneamento e as normas de uso da área e o manejo dos recursos naturais,  contemplando a  implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade de conservação.