Fale Conosco

19 de maio de 2015

Governo realiza obras para ampliar Setor de Urgência e Emergência do Hospital de Trauma



O Governo do Estado está dando continuidade às obras de reforma no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena que vão permitir que os pacientes e colaboradores passem a contar com ambientes ainda mais confortáveis, humanos e seguros. Estão sendo investidos mais de R$ 2 milhões e a previsão é que os serviços sejam concluídos antes do final do ano. Mesmo em obras, a unidade de saúde continua prestando atendimento à população.

Enquanto durar os serviços, os pacientes de média complexidade, que precisam passar por um período de observação, serão atendidos num Hospital de Campanha (HCAMP) montado em frente à unidade de saúde, resultante de uma parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Gestão pactuda entre a Secretária de Estado da Saúde e a Cruz Vermelha Brasileira, e o Exército Brasileiro.

Segundo o superintendente da Cruz Vermelha, Milton Pacífico, serão instalados dois módulos interligados, climatizados e com área de aproximadamente 100m², que servirá para auxiliar os atendimentos dos pacientes que estão em observação. “Essa parceria com o Exército é muito significativa para a população que necessita utilizar os serviços do Hospital de Trauma, pois mesmo com a instituição passando por reforma e ampliação da urgência e emergência todos os atendimentos continuarão a ser prestados”, explica.

O Hospital de Campanha vai oferecer uma média de 50 leitos, de forma a atender os pacientes que necessitam passar por um período de observação dentro da unidade de saúde. “Toda assistência será prestada aos nossos pacientes, por isso a população pode ficar tranquila, no que diz respeito ao atendimento realizado pela instituição”, afirmou a diretora geral, Fernanda Ribeiro.

Para o diretor técnico da instituição, Edvan Benevides, o Hospital de campanha vai oferecer a logística necessária para agilizar os atendimentos durante o período da reforma. “A parceria com o Exército brasileiro foi crucial para darmos andamento nas obras estruturais, além de reforçar a credibilidade e o compromisso da gestão governamental com a população”, frisou.

Reforma – Com as obras que estão sendo realizadas no Hospital de Trauma de João Pessoa, serão 1.466m² de áreas ampliadas que vão permitir que os pacientes e colaboradores passem a contar com ambientes ainda mais confortáveis, humanos e seguros.

Os trabalhos vão ampliar o Setor de Urgência e Emergência (Laranja, Amarela, Unidade de Pacientes Graves – UPG, Verde e Observação Pediátrica), aumentando a capacidade em 51 leitos. Além da construção do acolhimento familiar, reforma da Central de Material e Esterilização – CME, adequação e criação de mais postos de enfermagem, do setor de Nutrição e espaços de convivências.

Hospital de Campanha – Em tempos de paz, esses militares trabalham na assistência médico–hospitalar, no adestramento do apoio logístico às operações e no gerenciamento eficiente e eficaz dos processos administrativos.  Na vigência dos conflitos bélicos ou situação de emergência e/ou catástrofes, atuam, em qualquer situação, realizando as tarefas de primeiros socorros, triagem, tratamento de doentes e feridos, e evacuação para o escalão superior, contribuindo para o êxito das operações militares.