Fale Conosco

14 de abril de 2014

Governo realiza nova Jornada de Inclusão Produtiva em Vieirópolis para atender agricultores



O Governo do Estado realizou no domingo (13) em Vieirópolis, Alto Sertão, a terceira edição das Jornadas de Inclusão Produtiva na cidade. O evento começou às 8h com instalações de tendas para acomodação e execução dos trabalhos, que, segundo o técnico local da Emater de Vieirópolis, Manoel Chagas, o público atendido foi superior a 120 pessoas, a maioria agricultores familiares e representantes de setores agropecuários do município e região.

Durante todo o dia, os técnicos da Emater Paraíba atenderam às demandas dos agricultores e a população em geral com a distribuição de sementes, demonstrações práticas de silagem e fenação e blocos multinutricionais, elaboração de projetos de crédito diversos, orientação sobre comercialização, aquisição de terra, documentação e outras ações.

Sob a coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), e sua vinculada Emater, as Jornadas de Inclusão Produtiva estão acontecendo em toda Paraíba para incentivar a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável. No ano passado, ocorreram 280 jornadas em todo o Estado, com participação de 53.095 pessoas, com atendimento a 25.352 famílias agricultoras, sendo elaboradas 3.724 propostas de créditos, perfazendo um montante de recursos da ordem de R$ 21,5 milhões.

 De acordo com o presidente da Emater Paraíba, Geovanni Medeiros, as Jornadas de Inclusão Produtiva têm a finalidade de esclarecer dúvidas dos agricultores familiares, dando-lhes oportunidade de acesso a programas e políticas públicas como crédito para aquisição de terra, participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Nacional Rural de Habitação (PNRH), entre outros.

O foco que estamos dando é no atendimento a todos os agricultores, tanto em termos de acesso a serviços quanto de inclusão produtiva agrícola e contribuindo assim para melhoria da qualidade de vida. Todos nós trabalhamos com um mesmo objetivo e atuando nos seguintes eixos: garantia de renda, inclusão produtiva rural e urbana e acesso a serviços”, comentou o tecnólogo em Cooperativismo da Emater Paraíba, Fábio Pereira de Sousa.

Estiveram presentes ao evento o prefeito e representantes da Prefeitura Municipal de Vieirópolis, Câmara de Vereadores, Secretaria de Saúde e Ação Social, Secretaria de Agricultura, MDA/Incra, INSS, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Sindicato Rural e Associações.