João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza Natal dos idosos com atividades culturais

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011 - 19:01 - Fotos: 

Secom-PB

Auto de Natal, lapinha e encenações sobre o nascimento de Jesus foram algumas das apresentações culturais que marcaram a confraternização dos idosos promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), nesta quarta-feira (21), no Centro de Atividades e Lazer do Aposentado e Pensionista Padre Juarez Benício (Cejub),em João Pessoa.

Cerca de 400 pessoas dos grupos de idosos dos Centros Sociais Urbanos (CSUs ) da grande João Pessoa, do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e o grupo do Cejub participaram do evento. A programação teve início pela manhã, com apresentação cultural encenada por representantes de cada grupo da terceira idade. Foi servido lanche, almoço e houve distribuição de lembrancinhas para os participantes.

“Esta atividade é um incentivo e uma oportunidade para que eles possam mostrar tudo o que desenvolveram e aprenderam durante todo o ano”, disse o educador físico Dennison Augusto, que coordenou a apresentação do CSU do Geisel com a dança “Sebastiana”, trazendo uma mistura de xaxado e baião.

Emoção – Muita gente se emocionou com a apresentação da peça de Natal, com o nascimento do menino Jesus, ao som da Ave Maria, finalizando com a música “Então é Natal”, uma espécie de hino da data.

 

“Aqui a gente reencontra os amigos, conversa, encontra diversão e também se emociona com as apresentações. Frequento o meu grupo há cerca de 10 anos e estou muito feliz”, disse Noêmia dos Santos Silva, que participa do grupo de idosos do CSU de Mandacaru.

 

Quem também aproveitou para mostrar um pouco o talento foi a aposentada Elenice Pereira da Cunha, que soltou a voz, relembrando o tempo em que cantava na noite. “Sou bordadeira aposentada, mas sempre que podia cantava nas festas dos conhecidos. E hoje fico muito alegre em poder compartilhar de mais este momento junto com os meus amigos”, disse ela, que foi aplaudida de pé pelos que prestigiaram o evento.

 

Prioridades – A coordenadora estadual da Política dos Idosos, Gabrielle Vasconcelos, fez um balanço de algumas atividades realizadas pela Sedh, que elegeu como uma das prioridades a questão do idoso institucionalizado.

 

Foram realizadas fiscalizações em conjunto com o Ministério Público Estadual em mais de 30 instituições de longa permanência na Paraíba, e duas foram fechadas por falta de condições de higiene.

 

Outra preocupação foi o incentivo dos municípios a participarem da Conferência do Idoso e contribuir na construção de políticas públicas que melhorem a condição de vida das pessoas com 60 anos ou mais no Brasil e na Paraíba.

 

Momentos positivos também foram desfrutados durante a Semana do Idoso, comemorada com atividades diversificadas em toda a Paraíba, nos grupos da terceira idade que existem nos CSUs e nos Centros de Referência Especializados da Assistência (Creas), culminando com uma caminhada em Tambaú que reuniu cerca de 600 pessoas.

 

Em Sapé – A coordenadora dos CSUs, Poliana Gomes, acrescentou que em Sapé o grupo de idosos também realizou confraternização de Natal, na tarde desta quarta-feira, com apresentações culturais e muita música.