João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza mobilização em defesa do uso racional da água

sexta-feira, 22 de março de 2013 - 18:45 - Fotos:  Kleide Teixeira / Secom-PB

Dentro da programação da Semana Estadual de Mobilização em Defesa da Água, promovida pelo Governo do Estado realizou mais uma ação de conscientização em defesa do uso racional da água nesta sexta-feira (22), quando também se comemora o Dia Mundial da Água. Na Capital, o evento aconteceu no Ponto de Cem Réis até as 15h. Encerrando a Semana Estadual de Mobilização em Defesa da Água, neste sábado (23), a Cagepa, a Aesa e a SES realizarão panfletagem no Busto de Tamandaré, na Capital, a partir das 6h30.

A ação contou com a presença de representantes dos órgãos: Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa); Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa); Secretaria do Estado da Saúde; Superintendência de Administração do Meio Ambiente; e Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

De acordo com o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, as mobilizações também ocorreram em outras cidades paraibanas, inclusive nas regiões que estão enfrentando problemas com abastecimento d’água. “Nosso intuito foi também reforçar, junto à população dessas áreas que enfrentam dificuldades, a necessidade do uso consciente da água e do combate ao desperdício”, destacou.

Segundo o presidente, além da Capital, as mobilizações aconteceram em Patos, Sousa, Cajazeiras, Guarabira, Itabaiana, Mogeiro e Catolé do Rocha, por meio de parceria firmada entre Cagepa, Secretaria de Estado da Saúde (SES), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) e Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba. “Em Campina Grande, as ações aconteceram na quarta-feira (20), e em Monteiro, ontem (21)”, acrescentou Queiroga.

Para a subgerente de Meio Ambiente e Educação Sanitária da Cagepa, Joana D’arc Marcelino, as ações desta sexta-feira visaram sensibilizar a população sobre a importância da água. “O dia foi muito proveitoso. Recebemos pessoas de todas as idades, curiosas sobre o trabalho que a Cagepa faz. A todos, lembramos que esse bem precioso, que é a água, é limitado”, disse.

“Temos que identificar a água como algo essencial à vida. Na Saúde, trabalhamos sob vários aspectos, como a prevenção das doenças veiculadas pela água, controle da qualidade e com a prevenção das doenças que têm o ciclo relacionado à água, como o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue”, disse a secretária executiva de Estado da Saúde, Cláudia Veras.

Já o diretor presidente da Aesa, Moacir Barbosa, admitiu que em João Pessoa, graças a intervenções do Estado, a água não faltará. “Mas, após o município de Cajá, a situação é crítica. Precisamos trabalhar a consciência e o uso racional da água. Segundo a Cagepa, cerca de 40% da água tratada é desperdiçada e isso é um crime”, advertiu.

João Vicente Machado, diretor de expansão da Cagepa comentou que essa é uma programação salutar para despertar nas pessoas o sentimento de preservação desse recurso natural e finito, “tão necessário à vida quanto o ar que respiramos e que está cada vez mais escasso. Principalmente neste ano, que é um ano de incerteza com relação à questão climática”.

Sobre o desperdício, ele afirmou: “A Cagepa combate o desperdício procurando promover a medição do consumo. Porém, muitas pessoas ainda insistem em tomar um banho longo com o chuveiro totalmente ligado; em fazer a barba com a torneira aberta, em lavar a calçada em vez de utilizar vassoura, e isso é o que caracteriza o desperdício, que eu chamo de uso perdulário da água”, disse o diretor.

O diretor executivo da Aesa, Joacy Mendes, acrescentou que desde segunda-feira (18), a Agência promove a semana tentando conscientizar as pessoas da importância da água para agora e para futuras gerações. “Nós já estamos sofrendo com racionamento em algumas regiões, é preciso que as pessoas se preocupem com isso, dêem importância ao uso e qualidade da água”, disse o diretor.

Ação – Dentro da programação, em João Pessoa, houve apresentação da banda de música da Polícia Militar da Paraíba e ações como apresentação de vídeos sobre a importância da água, exposição da mini Estação de Tratamento de Água (ETA) e da torneira mágica, distribuição de material informativo para adultos e crianças, além de apresentações culturais.

A dona de casa Josicleide Silva, moradora do bairro dos Bancários, visitou o stand da Cagepa no Ponto de Cem Réis e parabenizou a iniciativa. “Gostei de todo o trabalho que vi. O povo tem muita responsabilidade sobre a água que possui e deve se conscientizar. Nós mesmos, do Litoral, somos sortudos pela abundancia de água que temos e precisamos cuidar para que continue assim”, afirmou.

Lucina Neves é dona de casa e estava no Centro da cidade para resolver assuntos pessoais. “O evento me chamou atenção. Resolvi parar e achei a mensagem muito importante”, disse.

A senhora Ana Maria Pereira também participou da mobilização. Atleta e corredora de rua, comentou que ela e sua família são conscientes e defensores da natureza em todos os sentidos, mas os vizinhos, nem tanto. “Acho muito importante esses eventos de conscientização. O planeta pede socorro. Precisa-se muito fazer esse tipo de evento para formar essa consciência ambiental nas pessoas”, comentou.

Agente multiplicador – Na Cagepa, as atividades da Semana em Defesa da Água tiveram início ainda na segunda-feira (18), no auditório da Sede Administrativa da empresa, em Jaguaribe. Na ocasião, a agenda foi voltada para os funcionários da Companhia. “Nosso objetivo foi que cada funcionário passasse a ser um agente multiplicador, que leve o compromisso com o uso sustentável da água aos amigos, à vizinhança, à própria casa”, completou a subgerente.