João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza leilão de gado durante exposição de animais na Capital

terça-feira, 1 de setembro de 2015 - 10:10 - Fotos: 

Os criadores que desejarem melhorar o plantel bovino terão uma boa oportunidade para adquirirem animais das raças Gir, Sindi e Guzerá, com o alto padrão da genética desenvolvida pela Emepa, durante a realização do leilão promovido pelo Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, no dia 26 deste mês, às 11h, no Parque de Exposição Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa, durante a exposição de animais que acontecerá no local.

Organizado pela Emepa, o leilão terá 65 animais, entre machos e fêmeas, sendo 26 da raça Guzerá, 14 da raça Gir e 25 da raça Sindi, podendo ser pagos de cinco vezes em parcelas iguais. O lote do gado Gir é composto por oito fêmeas, sendo duas acompanhadas de crias – um macho e uma fêmea – e seis machos adultos destinados a recria. São 15 machos Sindi e nove fêmeas e da raça Guzerá, são 17 machos e nove fêmeas acompanhadas de crias.

Segundo o pesquisador da Emepa e chefe da Estação Experimental de Alagoinha, Rômulo Pontes de Freitas Albuquerque, o leilão tem o objetivo de incentivar o produtor a adquirir touros puros, com Registro Genealógico Definitivo (RGD), possuidores de exame Andrológico Positivo e atestados sanitários e assim poderá substituir os reprodutores sem origem conhecida.

“Ao serem adquiridos esses animais, o rebanho do criador se eleva em qualidade e uniformidade das crias nascidas, tanto para corte quanto para leite, assegurando uma reposição anual do plantel, com fêmeas mais produtivas e machos de melhores qualidades para comercialização”, afirmou Rômulo Albuquerque. O leilão é realizado com o acompanhamento do diretor técnico da Emepa, Manuel Duré.