João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza Jornada de Inclusão Produtiva no municio de Areal

sexta-feira, 25 de setembro de 2015 - 17:46 - Fotos: 

A realização da 4ª Jornada de Inclusão Produtiva na cidade de Areal, no Agreste Paraibano, na manhã desta sexta-feira (25), se transformou num evento que misturou cultura, troca de experiências entre extensionistas rurais e agricultores familiares, teve prestação de serviços e orientação visando à convivência com a estiagem.

Na abertura do evento, o presidente da Gestão Unificada Emepa, Interpa e Emater, vinculada à Sedap, Nivaldo Magalhães, destacou o esforço do Governo do Estado em criar condições de convivência em período de estiagem, e lembrando a parceria com a Prefeitura Municipal de Areal que garante a execução de ações em favor do homem do campo, como também de obras de recuperação do prédio onde funciona o escritório local da Emater, garantindo com isso melhor ambiente para o atendimento aos agricultores familiares.

O presidente da GU também falou do programa de crédito fundiário que beneficiará diversas famílias residentes em vários municípios da região, como também Areal. Já o prefeito Cicero Meda de Almeida, falou do apoio que o Governo vem dando ao município, sobretudo com relação aos carros-pipas no abastecimento de água para a população da cidade e da zona rural, que vem enfrentando a escassez de água para o consumo humana e animal. “A questão hídrica é um dos principais problemas enfrentando pelo município”, disse.

Durante a Jornada de Inclusão Produtiva, os agricultores e a população da cidade assistiram a apresentações culturais com as bandas marcial e de fanfarra, e grupos de danças formados por alunos da rede municipal de ensino. Foram distribuídas mudas de árvores frutíferas e nativas da região, produzidas no Sítio Timbaúba, em Esperança, além de raquetes de palma forrageira resistente à cochonilha do carmin e que servirá, no futuro, como suplemento de ração animal em período de estiagem.

Em várias barracas, agricultores familiares e vários municípios da região comercializaram seus produtos, além de artesanato. A Jornada foi organizada pela Regional da Emater em Areia, contando com a participação de extensionistas de vários escritórios, entre os quais Luís de Figueiredo Cavalcanti, do regional de Areia, e José Paulino, do escritório local de Areal. O coordenador regional de Campina Grande, Sales Junior, também compareceu ao evento.