Fale Conosco

22 de agosto de 2012

Governo realiza I Seminário Regional de Educação Quilombola



A secretaria de Estado da Educação, por meio da 6ª Gerência Regional de Educação, realizou nesta quarta-feira (22), na cidade de Santa Luzia, o I Seminário Regional de Educação Quilombola, com o tema Educação Escolar Quilombola: desafios e perspectivas. O evento ocorreu em duas partes, sendo a primeira a realização de palestras e a segunda dedicada à cultura com apresentações das escolas, exposições e relatos de experiências.

O seminário reuniu professores das escolas estaduais e municipais, gestores públicos, instituições privadas de ensino, entidades e organizações da sociedade civil. O objetivo foi criar um espaço democrático de debates sobre educação quilombola e as práticas escolares, capacitando professores, gestores e técnicos da educação básica para reorganizar o sistema pedagógico escolar a partir das reflexões teórico-práticas sobre educação quilombola e adotar uma postura de combate ao racismo, bem como, valorizar as histórias e culturas das populações negras.

Para o secretário de Educação, Harrison Targino, o seminário teve como proposta sensibilizar e mobilizar educadores e a sociedade para a educação quilombola de qualidade.

A educação quilombola é o reconhecimento de um direito que as comunidades tradicionais remanescentes detêm. A Conferência Nacional de Educação (Conae), que aconteceu em 2010, diante de um amplo debate sobre diversidade, resultou na inclusão da educação quilombola como modalidade da educação básica.