João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza formação sobre dengue e chikungunya para profissionais da educação

quarta-feira, 3 de junho de 2015 - 18:03 - Fotos:  Ricardo Puppe

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realizou nesta quarta-feira (3), das 8 às 17 horas, no auditório da Escola de Serviço Público da Paraíba (Espep), uma formação sobre Dengue e Chikungunya para os gerentes regionais de Educação, coordenadores pedagógicos e técnicos do Programa Saúde na Escola. O objetivo do evento é qualificar estes profissionais para utilizarem material de apoio e orientação sobre aquelas doenças, em sala de aula, durante todo mês de junho.

De acordo com a gerente operacional de Vigilância Epidemiológica da SES, Izabel Sarmento, essa formação faz parte da Semana de Mobilização Estadual que o Governo do Estado está promovendo, e que se estenderá por todo o mês de junho. “Durante todo esse mês nós estaremos trabalhando os jogos educativos que serão utilizados dentro das salas de aula com os alunos, com o intuito de justamente fazer essa orientação de como devemos combater a dengue. Por isso esses jogos são tão importantes, porque eles levam a informação de como evitar o foco do mosquito para dentro de casa”, explicou.

Pela manhã, houve uma apresentação da situação epidemiológica e ambiental da dengue no estado. Em seguida foi realizada uma apresentação sobre o que é a doença, e logo após aconteceu uma demonstração dos jogos educativos que serão utilizados em sala de aula. Já no período da tarde foi realizada uma oficina com profissionais da Secretaria de Estadual de Educação (SEE), gerentes, coordenadores pedagógicos e técnicos do Programa Saúde na Escola (PSE). “O PSE veio justamente para integrar e operacionalizar a informação de saúde dentro da escola, por isso essa é uma parceria muito importante, necessária e com certeza teremos grandes êxitos”, disse Izabel.

A gerente operacional de Vigilância Epidemiológica da SES ressaltou também a importância de combater a dengue o ano todo. “Estamos chegando próximos do período junino e sabemos que há uma circulação grande de pessoas nas cidades que têm o São João tradicional, então fazemos esse alerta para que estas cidades façam realmente um serviço de mobilização, não só de orientação, mas de melhoria. Mas é importante frisar que a dengue deve ser trabalhada e combatida durante o ano todo. Enquanto Estado a gente precisa trazer esses momentos de mobilização, de alerta, para assim combatermos de vez essa doença”, concluiu Izabel Sarmento.