João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

quinta-feira, 10 de abril de 2014 - 16:35 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência Executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Geeief), realiza até esta sexta-feira (11) a formação dos orientadores de estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A Capacitação, que teve início na segunda-feira (6), está ocorrendo na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para 56 orientadores de 474 escolas, representando as 14 Gerências Regionais de Educação (GREs).

A formação tem duração de 200 horas, com realização de encontros ao longo do ano letivo de 2014. Na abertura do curso, os orientadores assistiram a uma palestra com o tema: “Formação em Alfabetização Matemática e Aprofundamento em Língua Portuguesa”, ministrada pela professora da UFPB, Evangelina Maria Brito de Farias. Em seguida, aconteceu uma mesa redonda sobre Alfabetização Matemática no Contexto do Letramento, na qual os professores Rogério Gaudêncio do Rego e José Urânio das Neves, mediados pela Professora Maria Azeredo, explanaram o tema.

No ano de 2013, o foco da formação foi a Língua Portuguesa e, este ano, a Matemática com complementação em Língua Portuguesa foi a área escolhida. Durante o curso, são abordados os cinco eixos da disciplina: pensamento algébrico, números e operações, geometria, educação e estatística, grandezas e medidas; ultrapassando aquela visão de que a alfabetização é apenas ler e escrever.

A coordenadora estadual do PNAIC, Prazeres Bezerra, afirma que o programa veio fortalecer o Programa Primeiros Saberes da Infância, que já é desenvolvido no Estado como parte do Plano de Gestão Paraíba faz Educação, lançado em 11 de agosto de 2011.

A coordenadora adjunta de Matemática, Maria Alves de Azeredo, reforça o apoio da UFPB como agência formadora, compondo o Comitê Gestor juntamente com representantes da SEE, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), do Conselho Estadual de Educação (CEE), da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da União Nacional de Conselhos Municipais de Educação (UNCME). Maria Alves afirma que a proposta do PNAIC vem do Ministério da Educação (MEC) e envolve os três entes federativos: União, estados e municípios, com o objetivo de alfabetizar a criança até os 8 anos de idade.

PNAIC - O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, apoiando-se em quatro eixos de atuação:  Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas e gestão, mobilização e controle social.

Os orientadores de estudo formados pelo programa têm a missão de multiplicar o conhecimento adquirido, transmitindo-o para os professores de suas regiões até que chegue aos alunos. A orientadora Luíza de Marillac, de Campina Grande, supervisora na Escola Estadual Senador Argemiro de Figueiredo, acredita que o PNAIC favorece muito para a melhoria dos resultados, pois os professores tiram a matemática e o português do quadro, trazendo a matéria concreta aplicada à realidade do aluno.