Fale Conosco

13 de outubro de 2011

Governo realiza encontro de formadores do Programa Brasil Alfabetizado



O Governo do Estado, por meio da Gerência Executiva de Educação de Jovens e Adultos (GEEJA), da Secretaria de Estado da Educação (SEE), está realizando a formação dos professores formadores do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). A formação teve início nesta quinta-feira (13) e vai até a sexta (14), na Fundação de Apoio ao IFPB (Funetec-PB), em João Pessoa. “Estamos dando o primeiro grande passo para colocar em prática o plano de alfabetização do Estado, que vai contar com os alunos licenciandos da UEPB como alfabetizadores”, destacou a coordenadora do PBA no Estado, Laurita Dias.

Cerca de 40 professores estão participando da primeira parte da formação. Estes professores serão responsáveis pela formação inicial dos alfabetizadores do PBA, que tem carga horária de 40 horas. “Estamos agregando valor a um trabalho que já existe, mas agora temos a perspectiva inédita de sair na frente com esta proposta, utilizando material específico, voltado para a alfabetização com foco no mundo do trabalho”.

Na próxima semana, será realizada a formação com os licenciandos da UEPB. “No dia 31de outubro vamos ativar as turmas, com cerca de 600 alunos licenciandos da UEPB. O mês de outubro é de preparação, tanto para os nossos professores formadores quanto para os licenciandos. Tudo acontecerá em cada campus da UEPB”, explicou Laurita. Cada aluno da UEPB alfabetizará uma turma com aproximadamente 20 pessoas, totalizando cerca de 12 mil pessoas abrangidas só nesta ação.“Nosso plano é ter cerca de cinco mil turmas de alfabetização no Estado, ativas, até janeiro de 2012”, concluiu.