João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza Formação Continuada para Socioeducadores do Meio Aberto e Fechado

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016 - 18:17 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), e Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) realizou nesta quinta (1) e sexta-feira ( 2), no Hotel Netuanah, o Seminário “Construindo Saberes nos Caminhos da Socioeducação no Estado da Paraíba”.

A Formação contou com cerca de 250 profissionais que atuam diretamente no Sistema Socioeducativo em Meio Fechado, assim como 50 convidados que fazem parte da Rede de Socioeducação no Estado da Paraíba, incluindo o Meio Aberto. Após esta formação, os profissionais serão Agentes Multiplicadores nas Unidades de Atendimento, em suas Instituições e nos locais de Atuação em Rede.

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PB), Madalena Dias, que participou do evento, destacou que “o Programa de Formação de Socioeducadores, iniciado com o Seminário, busca fortalecer a compreensão de que o adolescente é uma pessoa em desenvolvimento  e que precisa de políticas públicas consistentes para contribuir com a construção de um novo projeto de vida”.

O Projeto intitulado “Construindo Saberes nos Caminhos da Socioeducação no Estado da Paraíba” foi organizado pela equipe de Coordenação de Capacitação e Treinamento, Coordenação de Planejamento, Diretoria Técnica e a Presidência da Fundac, responsável pela execução das medidas socioeducativas de Internação e Semiliberdade no Estado da Paraíba. Também foram parceiros na articulação para elaboração do projeto, o departamento de Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba e a ONG Dignitatis.

O Projeto de Formação Continuada para Socioeducadores “Construindo Saberes nos Caminhos da Socioeducação no Estado da Paraíba” é composto por duas metas: a primeira engloba a realização de encontros: Seminário de Abertura e Oficinas. A segunda constitui a criação do Projeto para Implantação da Matriz Curricular e Pedagógica da Escola de Formação em Socioeducação no Estado da Paraíba.