João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza exposição de brinquedos populares na Capital

segunda-feira, 7 de outubro de 2013 - 09:19 - Fotos:  Secom-PB/ Walter Rafael

Uma exposição que reúne trabalhos em brinquedos populares de 30 artesãos tem chamado a atenção dos visitantes no térreo do Manaíra Shopping, em João Pessoa. É a 6ª edição da Feira de Brinquedo Popular – Brincarte, promovida pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio do Programa de Artesanato Paraibano.

A feira foi aberta na sexta-feira (4) e segue até o próximo dia 11 de outubro, dentro da Semana da Criança, em horário comercial do shopping, trazendo uma variedade do universo infantil como bonecas de pano feitas em retalhos de tecido e algodão colorido, peteca, pião, rói-rói, carrinhos, aviões, mobílias em miniatura, jogos educativos e até acessórios infantis em patchwork.

Para o artesão João Fernandes, que está no Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) há mais de dez anos, a feira é um sucesso de público na semana que antecede o Dia das Crianças, 12 de Outubro. “Este ano está melhor porque aumentou o número de artesãos e de produtos ofertados. Tem cliente para todo mundo. Estou muito feliz porque meus brinquedos populares sempre são bastante procurados, seja pelos antigos, que encontram aqui brinquedos do passado, além das crianças que são atraídas pelo diferente e acabam conhecendo as antigas formas de diversão”, revelou.

A estudante Gabriela Lopes, ao lado da tia Aparecida Cirne, visitou o estande do artesão João Fernandes e se encantou com os brinquedos populares. “É como se voltássemos ao passado, quando ainda fazíamos nossos próprios brinquedos. Por isso, estou levando duas petecas para presentear uns amigos que possivelmente não tiveram o gosto de cair na diversão com uma peteca artesanal”, comentou a estudante.

A gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Barbosa, destacou que o objetivo da feira é resgatar a cultura da produção dos brinquedos populares. “O Programa tem essa preocupação de colocar o produto artesanal nos melhores locais de vendas como é o shopping. Na edição do ano passado, registramos um volume de negócios em torno de R$ 38 mil e este ano a expectativa é superar esses números, pois os artesãos estão felizes, satisfeitos e entusiasmados com as vendas”, disse a gestora.

Os produtos artesanais expostos são oriundos de duas associações, uma cooperativa e um núcleo de artesãos dos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Bayeux, Esperança e Boa Vista. A realização da feira também é apoiada pelo Sebrae/PB. Atualmente, o Programa de Artesanato da Paraíba possui 6 mil artesãos cadastrados e é coordenado pela primeira-dama do Estado, Pâmela Bório.

Ressocialização – Bonecas de pano, casinhas com palito de picolé e até mobília em miniatura. As peças foram fabricadas por reeducandos de presídios e cadeias públicas da Paraíba e também estão expostas na Brincarte. A iniciativa tem atraído a curiosidade de lojistas e visitantes. De acordo com a diretora do Presídio Feminino Júlia Maranhão, Cinthia Almeida, o resultado está sendo positivo. “Estamos orgulhosas delas e, inclusive, já com peças para repor devido a grande procura de lojistas e outros clientes”, revelou Cinthia.

De acordo com a gerente de Ressocialização da Seap, Ziza Maia, a exposição demonstra o potencial profissional dos reeducandos. “A confecção dos produtos ganhou destaque com as bonecas de pano que já passaram a ser produzidas no Presídio Feminino de Campina Grande, mas cada presídio tem mostrado seu potencial com o uso da madeira em mobílias em miniaturas fabricadas no presídio de Cajazeiras e muitos outros. Estou muito feliz pelo espaço no shopping. Já no primeiro dia, recebemos uma grande encomenda de bonecas para um lojista”, disse.