Fale Conosco

13 de maio de 2013

Governo realiza Exame Nacional para Certificação da Educação de Jovens e Adultos para 220 apenados



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), vai aplicar, nesta terça-feira (14), o Exame Nacional para Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos (Encceja) Prisional em 18 unidades penais na Paraíba. Essa é a primeira vez que o exame é aplicado no Estado e contará com a participação de 220 apenados.

Os resultados do exame podem ser utilizados para os apenados obterem a certificação de conclusão do Ensino Fundamental. Para tanto, eles devem ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização das provas.

Os 220 apenados farão provas de Língua Portuguesa; Língua Estrangeira Moderna; Artes; Educação Física; Redação; Matemática; História e Geografia; e Ciências Naturais.

Todos aqueles que tenham realizado o Encceja Nacional para o público regular em anos anteriores e não obtiveram média para aprovação na área de conhecimento poderão se submeter novamente ao exame para eliminação do componente curricular desejado, caso tenham interesse.

O exame também é utilizado pela Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) para diagnosticar e avaliar a qualidade da educação oferecida para reeducandos no âmbito do programa Cidadania é Liberdade.

A capacitação dos coordenadores de aplicação e dos chefes de sala foi iniciada na sexta-feira (10) e encerrada nesta segunda-feira (13), na Escola Estadual Argentina Pereira Gomes, no centro de João Pessoa.