João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza etapa regional da RoboTecPB

terça-feira, 14 de novembro de 2017 - 12:53 - Fotos:  Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realizou na segunda-feira (13), das 8h às 17h, a etapa regional da RoboTecPB. O evento aconteceu no ginásio do Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, em Mangabeira, e contou com a participação de 74 equipes formadas por alunos de escolas da 1 Gerência Regional de Educação (GRE).

O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, compareceu ao evento, juntamente com o secretário executivo de Suprimentos e Logística da Educação, Arthur Viana e com o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Carlos Enrique Ruiz.

O evento teve como objetivo realizar uma competição que envolvesse a montagem dos kits tecnológicos de robótica educacional de forma pedagógica, fazendo uso da criatividade e aplicando a utilidade destes no cotidiano, em ciências e tecnologias úteis ao desenvolvimento humano. As equipes foram divididas nas seguintes modalidades: segue linha, labirinto controlado e corrida de faixa.

As equipes vencedoras na categoria “corrida – nível 1” foram a JC Technology (primeiro lugar); Tico e Tech (segundo lugar) e The Bits (terceiro lugar). No nível dois se classificaram as equipes Mech Tentacion II, Trinity e HW. Já na modalidade “labirinto”, no nível 1 se destacaram as equipes JC Technology, Tico e Tech e A União faz a força. No nível 2 se destacaram Tech Power, AC 04 e HJ. Na categoria “segue linha”, os vencedores foram as equipes JGC-R1 e Mix Tec (no primeiro nível) e The Bits, Centuriões e Mech Tentation (no segundo nível).

A aluna Maria Gabrielle, da Escola Estadual João Caetano, destacou a importância de participar da RobotecPB. “Estar nesse projeto além de me ajudar a desenvolver melhor meu raciocínio lógico, me ajudou também a trabalhar em grupo, respeitando o tempo um do outro e aprendendo a se concentrar cada vez mais”, contou a aluna.

A Robotec/PB se constitui como ambiente de aprendizagem possibilitando ao aluno interagir com a prática (montagens) e com o abstrato (questionamentos) para solução de problemas propostos.