Fale Conosco

16 de março de 2015

Governo realiza estudo para fabricar gás com biodigestor em comunidades rurais



A Emater-PB, empresa integrante da gestão unificada Emater/Emepa/Interpa, vinculada à Secretaria de Estado da Agropecuária e da Pesca, realiza estudo para construção de biodigestores em comunidades rurais do município de Santa Cecilia, no Cariri paraibano. O projeto visa contribuir para a convivência no Semiárido.

Um grupo de 14 pessoas, formado por técnicos e agricultores familiares de Santa Cecilia, assistidos pela Emater-PB, visita nesta terça-feira (17) a cidade de São José do Egito (PE), para troca de experiência e conhecer a fabricação de gás de cozinha utilizando biodigestores.

A experiência é desenvolvida pela ONG Diaconia, que possui 40 biodigestores instalados em propriedades de agricultores familiares no município pernambucano. A equipe será recebida pelos técnicos da Diaconia quando poderão conhecer, em detalhes, a construção dos biodigestores e seu funcionamento.

Biodigestores são equipamentos de fabricação relativamente simples, que possibilitam o reaproveitamento de detritos para gerar gás e adubo, também chamados de biogás. O biodigestor geralmente é alimentado com fezes de animais, acrescidas de água.

O gerente da unidade operativa local, José Airton informou que o projeto para construção de biodigestores em Santa Cecília inicia com a viagem de intercâmbio, e tem a finalidade de construir, até dezembro de 2015, os cinco biodigestores que servirão de unidade demonstrativa para incentivar a construção em outras propriedades rurais. Essa iniciativa será desenvolvida pela Emater-PB, em parceria com os agricultores familiares interessados no projeto.